Foto de brasileiro integra mostra em NY

TucandeiraBK
Foto de Bruno Kelly selecionada para integrar a exposição no museu nova-iorquino

O Museu Americano de História Natural de Nova York (EUA) está preparando uma grande exposição sobre o papel do veneno na história da Humanidade. Intitulada The Power of Poison (O Poder do Veneno), a mostra terá início dia 16 de novembro e contará no acervo com a fotografia de um brasileiro.

Mais especificamente, do paulista Bruno Kelly, que desde 2009 trabalha como fotógrafo do jornal A Crítica, de Manaus (AM). Em novembro de 2011, ele participou de uma reportagem sobre o ritual de iniciação dos índios sateré-mawé, que submetem seus jovens às picadas da tucandeira, uma venenosa formiga amazônica, para provar valentia e conquistar o status de guerreiros. A foto que saiu na matéria foi selecionada para integrar a mostra.

IMG_0329
Bruno Kelly: convite foi recebido com surpresa

Bruno disse à Crítica que o convite, feito por e-mail dia 19 de julho, foi recebido com surpresa. “Sei o quanto é difícil ter um trabalho inserido dentro de uma exposição com o porte de um museu tão renomado como é o Museu Americano de História Natural”, justificou o fotojornalista, que está na área desde 2005 e teve, nos últimos dois anos, fotos publicadas no livro O melhor do fotojornalismo brasileiro. Em 2010, ele conquistou o prêmio Jornalistas & Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, na categoria Mídia regional.

A exposição ficará em cartaz até 10 de agosto de 2014. Além de imagens, terá uma seção interativa, com um jogo com pistas para resolver mistérios de envenenamento e um teatro onde apresentadores compartilharão histórias dramáticas de intoxicações e detecção forense, além de mostrar sapos venenosos de verdade, entre outras atrações.

Artigos relacionados