O flash reinou absoluto durante décadas na fotografia. Mas nos últimos 10 anos, as luzes de LED apareceram e caíram nas graças de muitos fotógrafos. Muito mais fáceis de operar, com um custo menor e mais opções de modelos e marcas, os LEDs possuem muitas vantagens. Mas Rod Lawton, editor da Digital Camera World, escreveu um artigo apontando 5 razões para você não abandonar os flashes e onde eles são melhores que os LEDs.
1. Flashes são poderosos
Mesmo um pequeno flash produz muito mais luz do que os painéis de LED muitas vezes maiores. A intensidade é alta o suficiente para que você não precise de ISOs altos ou aberturas de lente maiores no mesmo grau que você precisa com luzes LED.
2. Sem trepidação da câmera, sem desfoque do assunto
Flashes disparam uma explosão de luz muito curta e muito intensa. A ‘duração’ do flash é tipicamente apenas algumas centenas de segundos, ou alguns milésimos. O tempo de exposição efetivo é rápido o suficiente para congelar tudo na frente da câmera – embora você possa combinar flash com luz ambiente para obter um desfoque de movimento criativo também.
3. O flash não é desconfortável para os olhos
Os painéis de LED são ótimos para retratos, exceto quando você os coloca perto de seus assuntos para obter a potência máxima e a luz mais suave. As luzes de LED no máximo são desconfortáveis para os olhos de seus personagens e clientes e até para os seus assistentes de fotografia. Ao contrário, um flash, mesmo em carga máxima, termina em milissegundos e não é tão incomodo para as pessoas.
4. Flash é menos intrusivo
O disparo de um flash ocasionalmente atrairá muito menos atenção das pessoas do que as luzes LED constantemente acesas. Antes que você perceba, luzes contínuas podem atrair uma multidão de pessoas pensando que estão olhando para um set de filmagem, ou funcionários uniformizados querendo saber se você tem permissão para estar ali trabalhando e causando aglomeração.
5. Flashes são portáteis
Os flashes não ocupam mais espaço na bolsa da câmera do que uma lente comum e também não pesam muito. A maioria de nós poderia encontrar espaço em nossas malas para um flash, onde eles podem viver por semanas ou meses a fio, sem atrapalhar ninguém, mas prontos para disparar uma poderosa explosão de luz sempre que necessário.
Leia também: Fotógrafo usa “capacete de cerveja” para montar flashes em sua cabeça