Fotografia com celular fotografia mobile

Flash fora da câmera é o futuro da fotografia no iPhone?

O fotógrafo Patrick Hall, do site americano Fstoppers, resolveu testar a tecnologia de sincronização de flash ‘AirX’ da Profoto usando um iPhone e uma cabeça de flash portátil, o Profoto B10. Ele decidiu descobrir se um flash profissional fora da câmera é o “futuro” da fotografia no iPhone e uma porta de entrada para esse tipo de iluminação em toda a fotografia com celular.

Luz natural exposta para o vestido, luz natural exposta para a noiva, luz com flash portátil fora do iPhone

Para quem não conhece, a Profoto lançou sua tecnologia Air X em julho, chamando-a de “uma inovação que reescreve as regras da fotografia”. Isso porque o Air X permite que você sincronize um iPhone com um flashes compactos da Profoto, o monolight Profoto B10 ou B10 Plus, em nível profissional com velocidades de até 1/25.000s – algo que simplesmente não era possível antes. Ainda assim, o que funciona no papel nem sempre se traduz na vida real, então Patrick decidiu atualizar seu próprio Profoto B10 e colocar a tecnologia à prova em um retrato real usando um iPhone como sua câmera principal. E os resultados são bastante impressionantes. Veja na imagem abaixo a aparência das configurações do sistema Air X para fotografar com o iPhone:

Agora, veja o resultado das fotos que Patrick conseguiu usando o flash portátil fora da câmera:

Para efeito de comparação, Patrick também tirou algumas fotos lado a lado que mostram a diferença que o flash fora da câmera pode realmente fazer.

À esquerda está uma imagem capturada usando apenas luz natural e expondo com corretamente o plano de fundo; no meio está uma imagem capturada usando apenas luz natural e expondo corretamente a modelo; e à direita está a mesma cena capturada com o flash externo para equilibrar a luz do fundo e modelo. De qualquer forma, a imagem final está um pouco superexposta, o que permitiu a Patrick diminuir a potência do flash para capturar a imagem final daquela cena.

Apesar de seu ceticismo inicial, Patrick ficou definitivamente impressionado com o desempenho do combo B10 + iPhone. Por enquanto, a tecnologia ainda está limitada ao (extremamente caro) Profoto B10 , mas quando essa tecnologia de sincronização se expandir para outras cabeças de flash, outras marcas e telefones Android, poderemos ver um grande aumento na qualidade da fotografia do smartphone que profissionais são capazes de capturar. Veja abaixo um vídeo completo com os ensaios que Patrick fez para testar o flash portátil com o iPhone.

Fonte: Petapixel e Fstoppers