O Instagram está caprichando na estratégia para decretar o fim do próprio aplicativo. Depois de abandonar a fotografia e tentar se tornar um clone do TikTok através dos Reels, o Instagram perdeu milhões de usuários e viu o engajamento das postagens cair drasticamente. Automaticamente com menos usuários, o aplicativo começou a ganhar menos.
Agora, adivinhe a nova ideia para compensar essas perdas financeiras? Inacreditavelmente, o grupo Meta, responsável pelo Instagram, anunciou ontem (04 de outubro 2022) que está testando o aumento do número de anúncios exibidos no aplicativo.
Atualmente, é comum vermos um anúncio a cada duas postagens no feed e stories, o que já insuportável e cansativo, então eles tiveram a brilhante ideia de adicionar anúncios também no feed do seu perfil e também na guia Explorar. Ou seja, basicamente, o Instagram se tornará um catálogo de anúncios, os usuários vão odiar as mudanças, e assim o aplicativo vai acelerar o seu fim.
Claro, no anúncio eles fizeram um texto bem bonito dizendo que seria uma “oportunidade de monetização”. Deixe sua risada! “Como parte deste teste, vamos experimentar uma oportunidade de monetização que permitirá que criadores qualificados ganhem renda extra com anúncios exibidos em seus feeds de perfil, começando com criadores selecionados dos EUA”, disse a empresa. Já pensou que lindo vai ficar o feed do seu perfil com anúncios no meio? kkkkk É pracabá!
O recente fracasso com a conversão de tudo em vídeos através dos Reels não ensinou muito aos diretores do aplicativo. O mais impressionante é que bastaria ouvir os usuários, que querem apenas que o Instagram volte a ser o velho Instagram, sem “invencionices”. Porém, diante do gigantesco crescimento do TikTok, o aplicativo se vê numa encruzilhada e sob forte pressão. E na pressão, as decisões de seus diretores tem sido as piores possíveis. Tudo é puro desespero para sobreviver.
O Instagram é uma rede social que já morreu e você ainda não percebeu
Talvez você ficou assustado com esse subtítulo, mas é a pura verdade. É apenas uma questão de alguns anos para o fim do Instagram. E não precisamos de bola de cristal para enxergar isso. Basta analisar a estratégia de cada rede social.
Enquanto o Instagram ficou nos últimos anos completamente focado em manter e atrair a geração Millennials (pessoas que nasceram entre os anos 1981 e 1995), o TikTok focou suas estratégias totalmente nas crianças e jovens nascidos depois de 2005. O resultado disso é simples: as novas gerações não sabem nem o que é o Instagram ou se sabem não tem o mínimo interesse em usá-lo.
Observe seus filhos, sobrinhos ou afilhados. As crianças e jovens usam compulsivamente apenas o TikTok. Ou seja, sem uma estratégia eficiente para atrair esse público, atualmente o Instagram sobrevive de uma geração mais envelhecida e sem tanta capacidade de gerar conteúdo atrativos para aumentar o engajamento dentro da rede social. Sem conseguir novos usuários jovens nos próximos anos, o Instagram será inviável economicamente e aos poucos vai chegar ao seu fim. E com a contribuição de seus diretores com a inclusão de péssimos recursos, esse processo só está sendo acelerado.
O mundo dá voltas e alguns anos atrás quando migramos do Facebook para o Instagram, muitas pessoas disseram que só as pessoas mais velhas ficaram no Face. Então, agora os jovens estão no TikTok e nós, inevitavelmente, seremos ou somos os “velhos do Instagram”. Gostando ou não, talvez seja a hora de migrar para o TikTok e manter-se numa rede social com forte engajamento e alcance. Temos que ser fiéis aos nossos objetivos e convicções, não fiéis a determinadas marcas que, às vezes, não tem a mínima capacidade de entender seu público ou se modernizar com eficiência.