Filmes

4 filmes para estudar fotografia

congresso de fotografia

Existem várias formas de estudar fotografia, e assistindo filmes é uma delas. Apesar de todos os filmes serem merecedores de entrar nessa lista, por estarmos falando de fotografia, luz, câmera e ação. Escolhemos quatro que são muito especiais. Eles estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix para você curtir nas horas vagas.

O Fotógrafo de Marthausen

O novo lançamento da Netflix conta uma triste história baseada em fatos reais, nos mostra como a fotografia salvou a vida de um homem e como ele tenta salvá-la.

O ex-soldado que lutou na Guerra Civil da Espanha Francesc Boix (Mario Casas) é preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local.

Roma

Filme vencedor na categoria de melhor fotografia do Oscar 2019 merece sua atenção. A fotografia é realmente impecável, como se cada frame fosse uma peça única, e o preto e branco traz a intensidade certa.

Dirigido por Alfonso Cuarón conta a rotina de uma família de classe média na Cidade do México, em 1970, que é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

Tales by light

Os amantes de aventura e natureza vão amar essa série. Em sua terceira temporada a série documental australiana acompanha fotógrafos profissionais em suas missões pelo mundo, com dicas e imagens incríveis.  A produção é da National Geographic com a Canon.

Com amor Van Gogh

O filme que menos tem a ver com a fotografia diretamente é sobre o pintor Van Gogh. O filme foi literalmente todo pintado a mão para cada segundo do longa foram necessárias 12 pinturas. No total 860 quadros pintados compõem o filme, além de sido 1.026 desenhos.
Portanto vocês devem imaginar o que é o jogo de luz e sombra desse longa-metragem. Ótimo para estudos além de conhecer um pouco mais sobre um dos maiores artistas do mundo.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!