Filmes analógicos foram criados para pessoas de pele clara

Esse é um dos fatos sobre a história da fotografia que gostaríamos que fosse mentira. Mas realmente aconteceu. Os primeiros filmes coloridos para câmeras analógicas foram criados para privilegiar a revelação das cores da pele clara.

O famoso "Shiley Card"
O famoso “Shiley Card”

Os produtos químicos que revestem o filme simplesmente não eram adequados para capturar uma diversidade de tons de pele mais escuros. E os laboratórios de fotografia nas década de 1940 e 50 usaram a imagem de uma mulher branca, chamando esse setup de Shirley Card, para calibrar as cores para a impressão.

iphotochannel-filme-analogico-pessoas-pele-branca-negra

A professora da Universidade de Concordia, Lorna Roth, tem pesquisado a evolução das imagens em relação ao tom de pele. Ela explicou em um artigo de 2009 como a tecnologia mais antiga distorcida a aparência de indivíduos negros. Isto produzia imagens faciais sem detalhes e contrastes intensos entre a cor da pele e a cor dos olhos e dentes. Veja a explicação no vídeo abaixo (em inglês):

Color film was built for white people. Here's what it did to dark skin.

Muita coisa foi corrigida desde que (embora nem tudo, como explicado no vídeo). Ainda hoje vemos controvérsias sobre a deturpação de indivíduos não-brancos em revistas e propagandas, que aparentemente clareiam a pele de mulheres negras e latinas.

Revistas são constantemente acusadas de clarear a pele de modelos e celebridades negras
Revistas são constantemente acusadas de clarear a pele de modelos e celebridades negras e latinas

FONTE: VOX

banner_fineart

Sair da versão mobile