A imagem do fotojornalista argelino Djamel Hadj Aissa fotografando ao lado de um filhote de leão, como se fosse seu assistente, viralizou na internet nos últimos dias e muitas pessoas imaginaram se tratar de uma montagem. Mas a cena e a foto são reais. Mas como isso é possível?
Djamel é um fotojornalista independente e apaixonado por fotografia de vida selvagem na cidade de Ghardaïa, na Argélia. Com milhares de seguidores em sua conta do Instagram, ele compartilha belas imagens de animais selvagens que vão desde cobras até aves e primatas. Mas em fevereiro deste ano, Djamel compartilhou uma foto dele ao lado ao lado um filhote de leão durante uma sessão de fotos.
O site Epoch Times explicou que Djamel é membro de uma família proeminente na Argélia, que fundou o primeiro zoológico privado do país norte-africano e que atualmente possui seis zoológicos em seis cidades diferentes. O filhote de leão que ele trouxe para a viagem era um que havia nascido em seu próprio quintal.
“Como era a primeira vez dela numa viagem, ela sentou na minha cadeira e observou o que eu estava fazendo. Meu sobrinho aproveitou a oportunidade para tirar fotos e vídeos de nós neste momento incrível. Vendo nossa posição e nós olhando juntos na mesma direção, o público adorou a foto”, explicou o fotógrafo.
Depois de compartilhar a foto nas redes sociais, Djamel recebeu comentários de pessoas céticas que o acusaram de “fabricar” de alguma forma a imagem. Em resposta, o fotógrafo fez uma nova postagem com um vídeo dele ao lado de seu amigo peludo. Veja abaixo:
O fotógrafo ficou interessado em fotografia pela primeira vez quando era adolescente aos 15 anos, quando ganhou uma câmera de presente de um amigo de seu pai. Djamel trabalhou por décadas como fotógrafo de imprensa (fotojornalista) antes de se dedicar à fotografia de vida selvagem em meados da década de 2010 e voltar sua atenção para projetos pessoais de paixão.
Agora, ele busca crescer sua carreira como fotógrafo, talvez como correspondente estrangeiro para uma agência ou veículo de mídia internacional, a fim de financiar sua contínua paixão pela fotografia de vida selvagem.