Famoso ator é acusado de homicídio culposo por morte de diretora de fotografia

O famoso ator e diretor Alec Baldwin será acusado por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) pelo tiro fatal disparado contra a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, durante a gravação do filme Rust, em outubro de 2021. Ao invés de uma bala de festim, a pistola que o ator recebeu estava com munição real, e que acabou atingindo e matando a diretora de fotografia, que trabalhava nas gravações filme.

Ontem, os promotores da cidade de Santa Fé, no Novo México (EUA), confirmaram que Baldwin, se for condenado pelas acusações, pode pegar até 18 meses de prisão e uma multa de US$ 5.000. A armeira do filme, Hannah Gutierrez-Reed, que era responsável pela preparação das pistolas e munições, também foi acusada de homicídio culposo. O diretor-assistente de Rust, David Halls, apenas “assinou um acordo judicial pela acusação de uso negligente de uma arma letal”.

A diretora de fotografia Halyna Hutchins | Reprodução/halynahutchins/Instragram

“Se qualquer uma dessas três pessoas – Alec Baldwin, Hannah Gutierrez-Reed ou David Halls – tivesse feito seu trabalho, Halyna Hutchins estaria viva hoje”, explicou o promotor especial Andrea Reeb. Veja abaixo um vídeo com cenas do acidente e as reações de Alec Baldwin:

Footage shows Alec Baldwin rehearsing with gun before fatal shooting on Rust set

Já o advogado de Alec Baldwin afirmou que o “Senhor Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma bala real na arma – ou em qualquer lugar do set de filmagem. Ele acreditou nos profissionais com quem trabalhava, que lhe garantiram que a arma não tinha munição real. Lutaremos contra essas acusações e venceremos”.

Em dezembro de 2021, dois meses após o acidente, Alec Baldwin disse em entrevista à ABC News que “não sei o que aconteceu naquele set. Não sei como aquela bala chegou naquela arma. Não sei”.

Marido da diretora de fotografia morta será produtor executivo do filme

A diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta no set do filme “Rust” | Reprodução/halynahutchins/Instragram Foto: Amanda Petrone

Em outubro de 2022, foi anunciado que Alec Baldwin fez um acordo com a família do diretora de fotografia e que o seu marido, Matthew Hutchins, será produtor executivo na retomada das gravações de Rust, que devem reiniciar ainda neste mês.

Quem era Halyna Hutchins?

Nascida na Ucrânia, Halyna Hutchins morava em Los Angeles e se formou no American Film Institute em 2015. Ela foi creditada em 49 produções de filmes, TV e vídeo durante sua carreira, de acordo com o site IMDB. Trabalhou em filmes como “Archenemy”, estrelado por Joe Manganiello, que foi lançado no ano passado, e foi eleita uma estrela em ascensão pela revista American Cinematographer em 2019.

Em seu perfil no Instagram, ela se descrevia como uma “sonhadora inquieta, viciada em adrenalina e diretora de fotografia” e compartilhava fotos do set de “Rust”. Seu último post, um dia antes do acidente, mostrou um vídeo dela cavalgando no Novo México, onde o filme estava sendo gravado e disse: “Uma das vantagens de filmar um faroeste é andar a cavalo no seu dia de folga”. Veja abaixo o vídeo da postagem:

Sair da versão mobile