Externa: ensaios sob a luz do sol

Na Europa, o clima é de inverno. O período é de muita neve e estou quase congelando. Por outro lado, no Brasil é verão. Muito sol e praia, clima perfeito para uma sessão de fotos fora do estúdio. Para aproveitar o clima daí, vou falar sobre um fotógrafo fera em externas, que adora pôr do sol, luz, sombra, e cujo resultado das fotos é incrível.

Emerson Corrêa é de Curitiba (PR). Ele começou a fotografar quinze anos atrás, apenas como hobby, após adquirir uma câmera fotográfica Nikon N50.

Como achava suas fotos muito ruins e queria uma câmera na qual pudesse controlar as funções, tomou gosto por essa coisa de poder fazer uma fotografia diferente, criando seu estilo. Assim, tornou a paixão uma profissão.

Emerson descreve assim o seu trabalho: “Em alguns momentos (na maioria), dramático, porque trabalho com imagens que fogem do espontâneo natural, uso muita luz e fotometria além da exigida pela câmera… Fotos à luz do dia, mas com aspecto de noturnas”.

O cara quer transformar dia em noite, e brinca a luz para conseguir esse resultado.

Emerson também diz que, em externa, você tem um cenário “gratuito”, onde tem mais liberdade para criar e abusar da luz.

Como equipamentos, ele usa basicamente dois corpos de câmera full-frame, Nikon D3S e D700, lentes grande-angulares, zoons e teleobjetivas, lembrando que são todas lentes da linha profissional, com aberturas máximas de 1.8 e 2.8 – detalhe importante: todas sem nenhum tipo de filtro de correção ou polarização.

Emerson também foge do Photoshop. O máximo que muda em suas fotos é a saturação.

Ele usa muito a grande-angular olho-de-peixe nas fotos em que o assunto (modelos, noivos) fica em uma contraluz do sol, porque dessa forma tem uma perspectiva de muita profundidade de campo.

Posso dizer que ele é um fotógrafo que adora o inusitado, ângulos que só quem está fotografando pode explorar, como de cima de uma árvore, com a câmera na mesma tangente do solo, através de galhos vazados, em primeiros e segundos planos, no reflexo de uma janela ou de uns óculos, sobre frestas de portas….

Nos dias 11 e 12 de março, ele fará um workshop em uma praia do litoral catarinense (Penha), falando sobre externa. Para quem não puder ir, ficam as excelentes dicas do Emerson. Agora, é sair do estúdio e tomar gosto pelas externas.

FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente do Photo Channel. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.

Sair da versão mobile