Exposições no Arquivo Público de Antonina

Foto_Alex Joukowski_divulgacao

Foto_Adriano Bassani_divulgacaoDuas exposições fotográficas, abertas nesta quinta (17), marcam a inauguração do Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina, cidade histórica do litoral paranaense. Paixão e Fé, do curitibano Adriano Bassani, e Construindo memórias: um olhar sobre Antonina, coletiva de fotógrafos daquele estado, ficam em cartaz até 22 de agosto, com entrada gratuita.

A mostra de Bassani, exibida até o início do mês na galeria Portfolio, em Curitiba, apresenta imagens feitas entre 2011 e 2014 durante encenações da Paixão de Cristo em Antonina. Dividida em dois ensaios – e Paixão –, evoca a religiosidade da população local. “As vestes, velas, a cruz e a imagem de Cristo carregado pelos fieis são símbolos da crença e da celebração da Páscoa pela população antoninense”, descreve o fotógrafo.

Já a coletiva Construindo memórias reúne fotógrafos de Antonina, Matinhos, Paranaguá, Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu e também tem como tema a cidade histórica: da sociedade local, sua arquitetura e natureza. “A fotografia nos permite misturar os anos, momentos, olhares e dar uma nova dimensão à memória. E essa exposição nos brinda com ricas lembranças e recortes de uma Antonina bela, histórica, viva e mutante”, observa Cézar Broska, secretário de Turismo e Cultura da cidade, cuja pasta é uma das responsáveis pela exposição.

Artigos relacionados