John Lennon e Yoko Ono passaram a viver em Nova York em 1971, pois para eles a cidade oferecia um tipo de privacidade mesmo quando estavam em público. Inicialmente, eles se mudaram para Bank Street, em Greenwich Village. Foi lá que Bob Gruen, um fotógrafo de rock bem conhecido, tornou-se amigo e vizinho de Lennon. Por nove anos, ele foi seu fotógrafo pessoal.
Agora, a exposição “The New York Years 1971 – 1980” traz esses anos finaos ex-Beatles na metrópole norte-americana. “John se apaixonou por Nova York… Eu gosto de pensar que as minhas imagens dizem muito sobre John e sua vida lá”, diz o fotógrafo Bob Gruen, conhecido mestre da fotografia de astros do rock. A exposição está atualmente na The Beatles Story (Albert Dock, Britannia Vaults, Liverpool), no Reino Unido.
A exposição está cheia de fotos e reflexões por Gruen sobre as circunstâncias que rodearam as imagens, como o relacionamento de John com Yoko, o papel de memória de elefante na banda, como ele lidou com a fama, seus primeiros dias com seu filho Sean – e como ele mergulhou numa espiral descendente de álcool e farras. É um verdadeiro olhar dos bastidores, com lendo Lennon sendo performer, lenda e uma simples pessoa.