Exposição reúne alunos e professores do Senac

A partir da próxima terça-feira (9), o público carioca poderá ver uma série de exposições que reúne os fotógrafos Felipe Varanda e Roberto Rosa, além de professores e alunos do curso de fotografia do Senac-RJ. A mostra faz parte do FotoRio 2013, o encontro internacional de fotografia do Rio de Janeiro, e ficará em cartaz até 9 de agosto, na Mansão Figner (R. Marquês de Abrantes, 99, Flamengo), com entrada gratuita.

De Felipe Varanda o público irá conhecer Arqueologia de futuras ruínas – Primeiras evidências, trabalho inédito que representa um inventário visual do viaduto da Perimetral e da região portuária do Rio de Janeiro. O projeto foi realizado de 2003 a 2013 e teve como curador o fotógrafo e professor Peter Lucas. Segundo ele, “as imagens que Felipe produz nos jogam para esse futuro imaginário onde o que é sólido hoje, vira ruína desse tempo inventado ou pressentido”.

Já Roberto Rosa comparece com Cidades inventadas, uma crônica fotográfica de cidades ao redor do mundo feita em tons de sépia. O efeito é resultado da técnica artesanal empregada pelo fotógrafo, que dispensa a utilização de Photoshop. Para a crítica e fotógrafa Simonetta Persichetti, “o mundo urbano de Roberto Rosa é vasto, cheio de véus e de surpresas que se desvendam a cada novo olhar”.

As outras duas exposições são De cara para a vida, realizada pelos professores de fotografia do Senac, e O comércio e a cidade, que reúne 40 fotografias feitas pelos alunos. Ambas tiveram curadoria do fotógrafo e antropólogo – e coordenador geral do FotoRio – Milton Guran. As mostras resultam de um projeto que teve por objetivo aproximar tanto docentes quanto alunos do mercado de trabalho. “Com essas ações queremos afirmar a importância do trabalho dos fotógrafos e mostrar como nossos alunos e docentes contribuem para a valorização do mundo da fotografia”, explica Liliana Sebusiani, gerente de Produtos de Comunicação e Design do Senac-RJ.

Artigos relacionados