Exposição marca despedida de ‘Mar de Homens’

bxdoc_robertolinsker_12

Projeto que consumiu oito anos de trabalho, saiu em livro em 2006 e rendeu diversas exposições desde então, Mar de Homens, ensaio do fotógrafo e publisher paulistano Roberto Linsker, encontra seu ponto final a partir da próxima terça (28) na DOC Galeria. Trata-se da mostra de “despedida” do projeto e ficará em cartaz até 21 de novembro no espaço da Rua Aspicuelta, 66, na Vila Madalena, em São Paulo.

Mar de Homens, retorno a Bitupitá reúne 20 imagens em preto e branco feitas entre 1992 e 2005 em diversas jornadas pelo litoral brasileiro, do Oiapoque ao Chuí. “Muda o clima, mudam as fisionomias, as ondas e as correntes, mas uma certa identidade permanece inalterada ao longo de toda a extensão do litoral brasileiro: a crença no oceano como única oportunidade de sobrevivência”, resume Roberto o mote do trabalho.

O adendo no título veio de uma experiência recente do fotógrafo. Deto, um dos pescadores clicados durante o projeto e amigo de Roberto desde então, o convidou para o casamento da cunhada em Bitupitá, praia cearense na divisa com o Piauí. “Bitupitá tem um quê de Pasárgada [antiga cidade persa citada no poema de Manuel Bandeira], no sentido de ser um local desconhecido para muitos… O ensaio Mar de Homens, para minha alegria, tinha dado ao vilarejo um destaque no mapa brasileiro”, afirma o fotógrafo. Abaixo, mais imagens da mostra:

bxdoc_robertolinsker_13 bxdoc_robertolinsker_16 bxdoc_robertolinsker_11 bxdoc_robertolinsker_10 bxdoc_robertolinsker_09 bxdoc_robertolinsker_03

Sair da versão mobile