Exposição e lançamento do livro “Devastação” de Paula Huven

Nesta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro, a galeria do Ateliê da Imagem recebe a partir das 19h a abertura da exposição e lançamento do livro “Devastação”, da artista mineira Paula Huven. A mostra é composta de 13 fotografias 100 x 100 cm, 20 contatos fotográficos originais e registros do processo da obra, retratando o silencioso diálogo de olhares entre mães e filhas através de um espelho. A série recebeu o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013 e foi finalista do Conrado Wessel 2015.

Em “Devastação” a artista usa a fotografia como dispositivo provocador de um encontro. Mãe e filha sentam-se diante de um espelho falso, através do qual está a câmera. O tempo que se segue destina-se à troca de olhares entre elas, enquanto a artista, atrás do espelho e sem ser vista, fotografa. O título remete ao conceito lacaniano segundo o qual devastação é a difícil trama que impossibilita a filha de se separar da mãe para constituir-se como mulher.

O livro foi editado pela própria artista e tem textos críticos de Maria Angélica Melendi e Carolina Junqueira dos Santos, projeto gráfico de Clarice Lacerda e Luísa Rabello e produção executiva de Flavia Mafra. Veja abaixo algumas imagens do projeto:

Foto: Paula Huven
Foto: Paula Huven
Foto: Paula Huven
Foto: Paula Huven
Foto: Paula Huven

O Ateliê da Imagem Espaço Cultural está localizado na Avenida Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro. A exposição “Devastação” fica em cartaz  até 19 de agosto de 2017 e pode ser visitada de segunda a sexta de 10h às 21h e aos sábados de 10h às 17h. A entrada é livre.

Artigos relacionados