Exposição de Hildegard Rosenthal no IMS

Nesta quinta-feira, 25, aniversário de São Paulo, tem início a 4ª Mostra SP Samsung de Fotografia, série de exposições fotográficas em homenagem à metrópole que ocorrem simultaneamente no bairro Vila Madalena.

O Instituto Moreira Salles (IMS) participará da maratona expositiva, exibindo na Galeria Doc uma série de imagens da São Paulo dos anos 1940, de autoria de Hildegard Rosenthal, fotógrafa alemã que completaria 100 anos em março de 2013.

Hildegard é considerada uma das pioneiras do fotojornalismo brasileiro. Nascida em Frankfurt, mudou-se para São Paulo em 1937, onde trabalhou para a agência Press Information, produzindo reportagens sobre São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do sul do Brasil, além de retratar personalidades da cena cultural paulistana, como o pintor Lasar Segall e o escritor Guilherme de Almeida.

Com curadoria de Sergio Burgi, A São Paulo de Hildegard Rosenthal reúne 25 imagens e é uma homenagem ao centenário da fotógrafa, nascida em 1913. Detentor de seu acervo de cerca de 3,4 mil negativos desde 1996, o IMS publicou o livro Metrópole (2009), apresentando mais de 100 fotografias de Hildegard Rosenthal, com organização e texto de abertura da historiadora Maria Luiza Ferreira de Oliveira e um conto de Beatriz Bracher inspirado na obra da fotógrafa.

A São Paulo de Hildegard Rosenthal permanece em cartaz até 23 de fevereiro. A Galeria Doc fica na Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena.

Artigos relacionados