No Rio: Exposição apresenta processos alternativos de impressão fotográfica

A exposição “Artesania fotográfica – A construção e a desconstrução da imagem”, que segue em cartaz no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro, reúne a produção de sete fotógrafos contemporâneos brasileiros que optaram por utilizar processos alternativos de impressão de imagem: Ailton Silva, Cris Bierrenbach, Francisco Moreira da Costa, Mauro Fainguelernt, Ricardo Hantzschel, Roger Sassaki e Tiago Moraes.

Com curadoria da pesquisadora e conservadora de fotografia Marcia Mello, “Artesania Fotográfica” apresenta o resultado da pesquisa desses artistas utilizando técnicas que remontam às experiências iniciais da fotografia: daguerreotipia, ambrotipia, platinotipia, cianotipia, albumina e calótipo, técnicas usadas a partir de 1839 e praticadas até o início do século XX por fotógrafos amadores e profissionais.

Foto: Ricardo Hantzschel

“No século XIX, muitas pessoas estavam pesquisando e experimentando formas de registro e impressão de imagens, em diferentes técnicas, tamanhos e texturas. Em 1880, a indústria começou a definir os padrões que conhecemos no século XX, formatando inclusive o nosso olhar”, destaca Marcia Mello, em entrevista ao jornal O Globo.

Concebida especialmente para a Galeria BNDES, a exposição traz ao público, ainda, equipamentos e produtos químicos expostos em vitrines: um pouco do laboratório de antigamente. A fotógrafa Regina Alvarez (1948-2007), pioneira no uso de técnicas alternativas de produção e impressão de fotografia no Brasil, é homenageada com documentos, anotações pessoais e trabalhos de sua autoria.

Foto: Roger Sassaki

A exposição fica em cartaz até 22 de setembro e pode ser visitada de segunda a sexta, exceto feriados, de 10h às 19h. Visitas guiadas de segunda a sexta, exceto feriados, às 12h30; quartas e quintas às 18h15. O Espaço Cultural BNDES fica na Avenida Chile, 100, Rio de Janeiro. Próximo ao metrô Carioca.

Artigos relacionados