Exposição

No Rio: Ateliê da Imagem apresenta obras de Ana Rodrigues e João Paulo Pereira

Livros de fotografia

Nesta sexta-feira, 25 de janeiro, às 19h, a galeria do Ateliê da Imagem inaugura a exposição fotográfica “1+1>2”, de Ana Rodrigues e João Paulo Pereira, com a curadoria de Marian Starosta e Rony Maltz.

A parceria entre os artistas, surgiu espontaneamente como um diálogo imagético através do Whatsapp. Um mandava uma imagem, o outro interpretava e enviava uma nova imagem de volta que poderia ser lida como uma resposta, uma equivalência, uma analogia gráfica ou conceitual. A troca acontecia no tempo necessário para ser pensada, produzida ou encontrada e esse tempo também fazia parte do jogo, subvertendo o imediatismo do meio. Fotografadas exclusivamente com celulares.

As provocações tornaram-se um estímulo constante ao pensamento e ao olhar, desenvolvendo um léxico visual próprio. Com o tempo, analisando o conjunto das trocas de imagens, os dois fotógrafos perceberam como o material continha questões sobre a comunicação contemporânea.

Numa época em que milhões de fotos são postadas todos os dias e que emojis, memes e giffs ocupam o lugar das palavras e o tempo entre troca de mensagens praticamente não existe – será que imagens são de fato lidas? A velocidade restringe o vocabulário e diminui a qualidade do diálogo? Se imagens postadas nas redes sociais exigem uma interpretação única, qual o lugar para a imaginação?

A partir desses questionamentos, Ana e João resolveram materializar o trabalho no formato de fotolivro que recebeu o nome de N.R.A. “Nenhuma das Respostas Anteriores”. Os dois primeiros volumes ganharam o mundo: participando de feiras de fotolivros em Lisboa, Madri, Galícia e rodando pelo Brasil. O trabalho participou de exposições coletivas em seu formato para parede no Museu de Arte Contemporânea de Jataí (onde foi premiado) no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora e como projeção, durante o “Foto Invasão” na RedBull Station em São Paulo.

Com imagens inéditas publicadas durante as próximas semanas no perfil @ummaisummaiorquedois no Instagram, os usuários serão convidados a responderem as propostas visuais com suas imagens, utilizando a hashtag de cada proposta. A exposição, com dípticos dos artistas e o resultado do diálogo com o público, vai acontecer no Atelie da Imagem, no Rio de Janeiro, e será atualizada semanalmente com as novas imagens propostas e respondidas pelos participantes até 20 de março de 2019.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário