Exposição

Museu Afro Brasil comemora 15 anos de funcionamento

Livros de fotografia

O Museu Afro Brasil está comemorando 15 anos de funcionamento e em comemoração inaugura a exposição “São Paulo: uma iconografia urbana” que apresenta a transformação da cidade que de um povoado transformou-se em uma  mega metrópole. O curador do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo é o responsável pela organização do acervo.


Oscar Pereira da Silva (1887-1939) Fundação de São Paulo óleo sobre tela Acervo Museu Paulista da USP

Mais de 500 itens históricos foram reunidos entre pinturas, fotografias, cartazes, objetos, roupas, mapas entre outros para criar a cronologia de uma das cidades mais queridas do Brasil. “São Paulo é uma cidade-síntese, que resume em si toda a riqueza da diversidade étnica e cultural de nosso país, e que, por sua condição cosmopolita, não a isola da realidade do mundo globalizado em que vivemos. É aqui que todas as diferenças se encontram e se confrontam, que todas as sínteses se tornam possíveis, todos os choques visíveis, mais que em qualquer outra parte do país. Aqui é o lugar onde um Afro Brasil nos oferece o desafio de uma herança a resgatar”, explica o curador.

A exposição é dividida em cinco núcleos que traçam a história e apresentam objetos de cada época e contam a trajetória da cidade, são eles: São Paulo, uma metrópole industrial, Belle Époque Paulistana, Revolução Constitucionalista de 1932, Carnaval Paulistano e IV Centenário. Os ingressos para a exposição “Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo: uma iconografia urbana” custam R$6 inteira e R$3 a meia-entrada.

Foto: Matheus Natan

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário