Holandês fotografa imigrantes nas Américas

A onda de imigrações pela Europa e nos Estados Unidos é vista como uma ameaça à economia dos países. É também motivo de tensões sociais. Porém, não se trata de um fenômeno recente. “É tão antigo quanto a Humanidade”, destaca Kadir Van Lohuizen, fotógrafo holandês que percorreu as Américas do Sul, do Norte e Central para documentar a imigração no continente e mostrar que esse deslocamento não é algo necessariamente ruim.

O resultado do seu esforço está em exposição no Museu Nacional de Belas Artes da capital chilena, Santiago. Intitulada Via PanAm, a busca pela felicidade, a mostra é composta por 80 imagens que contam histórias da imigração nas Américas.

Para compor seu trabalho, Van Lohuizen foi de Puerto Toro, na Terra do Fogo (Chile) até Deadhorse, no Alasca (EUA), percorrendo a Rodovia Pan-Americana. Mais de quinze países foram visitados (o Brasil não está entre eles).

O fotógrafo constatou que a imigração se dá por diferentes motivos, todos relacionados à busca por uma vida melhor. Seu objetivo é ajudar as pessoas a entender melhor esse processo.

Artigos relacionados