Fotos do italiano Willy Rizzo em cartaz no Mube

Foto: Willy Rizzo
A atriz francesa Brigitte Bardot, fotografada em Saint Tropez em 1958

“A fotografia começou como um prazer, uma brincadeira infantil feita por adultos – e ainda é assim”. Dita dessa maneira, a frase não dá conta da importância de quem a proferiu, mas diz muito sobre Willy Rizzo, um ícone da fotografia mundial, cujo trabalho pode ser visto bem de perto, no Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo, até 2 de setembro.

Foto: Willy Rizzo
Salvador Dalí, em retrato surrealista de Willy Rizzo

A exposição é parte do projeto Iguatemi Photo Series, que já apresentou outros importantes nomes da fotografia de moda, como David LaChapelle, Guy Bourdin e Steven Klein. A mostra, que ainda com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, reúne 100 fotos de Willy, considerado o primeiro paparazzo da História, embora isso talvez não faça justiça a esse italiano que começou sua trajetória em Paris, fotografando estrelas de cinema. Ele também cobriu os julgamentos em Nuremberg após a 2ª Guerra Mundial e viveu um período nos Estados Unidos, até retornar a Paris para ajudar na criação da revista Paris Match. Mais tarde, se tornou diretor artístico de Marie Claire e colaborador da Vogue, Playboy e Life.

Responsável por introduzir o uso de celebridades nas capas das revistas de moda, Willy construiu um portfolio com imagens marcantes de artistas, muitas das quais podem ser vistas no Mube, em cópias 60×70 impressas em papel gelatina de prata. As atrizes Bridget Bardot e Jane Fonda, os estilistas Yves Saint Laurent e Coco Chanel, o pintor Salvador Dalí são alguns dos rostos presentes na mostra, que apresenta ainda imagens da viagem que o fotógrafo italiano fez ao Rio de Janeiro, durante o Carnaval de 1961, com a ex-esposa Elsa Martinelly e o playboy Porfirio Rubirosa.

Aos 84 anos, Willy Rizzo ainda está em atividade, e volta e meia “aparece” na capa de alguma importante revista de moda. Além disso, trabalha com designer de móveis. Após a temporada no Mube, a mostra seguirá para Los Angeles. A exibição no museu tem entrada gratuita, de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

Foto: Willy Rizzo
Marilyn Monroe posa para foto de Willy Rizzo

Artigos relacionados