Fronteira Norte é tema de exposição em Belém

O Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém (PA), inaugura nesta quinta-feira (4), às 20 horas, a exposição Fronteira Norte – aproximando a Amazônia, com imagens do acervo fotográfico da Primeira Comissão Demarcadora de Limites (PCDL), órgão federal instalado em Belém em 1928 com a tarefa de demarcar as terras brasileiras na região norte do país.

As imagens são do livro Fronteira Norte: demarcando e aproximando a Amazônia, lançado em 2012, e abrangem as décadas de 1920 a 1970. Os equipamentos utilizados nessas primeiras missões demarcatórias também fazem parte da exposição. Segundo o fotógrafo e pesquisador Patrick Pardini, a seleção das fotos levou em conta a qualidade artística das imagens.

“A produção fotográfica da comissão foi concebida como um trabalho de documentação visual (ao lado da produção cinematográfica, que também existiu) das suas atividades, especialmente as grandes campanhas demarcatórias da Fronteira Norte, principal atribuição da PCDL”, explica Patrick.

O Ministério das Relações Exteriores instituiu duas comissões demarcadoras. A primeira foi sediada em Belém, em vista de sua posição estratégica. O objetivo do projeto Fronteira Norte é ampliar o conhecimento sobre a Amazônia a partir das atividades da comissão, bem como oferecer um perfil dos expedicionários que se aventuraram na região e oferecer uma reflexão sobre a realidade amazônica.

Dia 5/04, às 19 horas, o Sesc promove uma palestra com Patrick Pardini sobre o acervo fotográfico da PCDL. A mostra fica em cartaz até 12 de maio. O Sesc Boulevard fica no Boulevard Castilho França, em frente à Estação das Docas.

Artigos relacionados