Fernanda Preto participa de coletiva na Central

Fernanda Preto 3

A fotógrafa paranaense Fernanda Preto, 35, é uma das participantes da mostra coletiva que a galeria Central, em São Paulo, expõe em duas etapas: a primeira já está em cartaz e fica até 28 de agosto; a segunda com abertura dia 31 e permanência até 21 de setembr0. O trabalho de Fernanda faz parte do primeiro lote.

Jardim do Hermes apresenta alguns resultados obtidos pelo grupo de acompanhamento de projetos coordenado por Nino Cais no espaço Hermes Artes Visuais, no bairro Pinheiros, também em São Paulo.

Fernanda Preto 2

Fernanda Preto 1O grupo se reúne semanalmente para trocar impressões sobre sua produção artística. “Trouxemos para a Galeria Central o que está sendo discutido, o processo, o mais íntegro de cada produção. Não poderíamos continuar no nosso espaço sem mostrar o que está sendo feito por ali. Duchamp já colocava o público como tripé da produção artística”, explica Carla Chaim, uma das coordenadoras do espaço cultural.

Ao todo, a mostra reúne dezesseis artistas. Fábio Leão, Cecilia Walton, Jorge Medeiros e Ivan Padovani também participam. Fernanda, que vive em São Paulo, entra com uma série de estudos de nu artístico, trabalho ao qual vem se dedicando desde o final de 2012.

“Desde 2009 venho desenvolvendo ensaios sensuais para mulheres, como produto comercial, onde o nu é um grande tabu e ao mesmo tempo uma solução para questões muito pessoais. E sempre me chamou a atenção como uma ferramenta de exploração do outro dentro do contexto da possibilidade de transformação do próprio corpo”, observa Fernanda, que elaborou a série com o objetivo de levantar algumas questões relacionadas ao que considera uma “nova liberdade falseada por padrões estéticos impostos por uma sociedade que alimenta uma fantasia de um corpo perfeito, mesmo que seja um corpo preenchido, um corpo refeito, reconstruído”.

A Central Galeria fica na Rua Mourato Coelho, 751, na Vila Madalena.

Fernanda Preto 4

Artigos relacionados