Fernanda Chemale expõe em Montevidéu

O trabalho da fotógrafa Fernanda Chemale inaugura no próximo dia 16/11 a nova Fotogaleria do Teatro Solís, em Montevidéu (Uruguai). A gaúcha irá expor Espaço de Conflito, trabalho selecionado numa convocatória internacional do Centro de Fotografia de Montevidéu.

O ensaio é focado na cena teatral, com ênfase sobre o êxtase da interpretação. São 52 imagens 60x80cm que mostram o estado de vertigem vivido pelos atores no palco.

“O teatro acontece em nossas vidas da maneira mais visceral possível: no tempo presente. Depois fica a recordação inebriante que foi viver as cenas abrigadas naquele espetáculo, o espaço, a estória e o conflito que aconteceu no palco e permanece na memória. Uma arte que existe no tempo que urge, na emoção inserida na representação, efêmera em sua modéstia. Isso é o teatro, a expressão da ficção no tempo real”, diz Gisela Rodriguez, em texto que apresenta a série.

Fernanda Chemale é fotógrafa autoral e artista visual. Suas obras estão nas coleções do Museu de Arte de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Faz exposições regularmente no Brasil e exterior, tendo exibido suas imagens em Buenos Aires, Rio de Janeiro, Estados Unidos, Uruguai, Japão e Suíça. É autora dos livros Tempo de Rock e Luz  (2004) e ElefanteCidadeSerpente (2008).

Espaço de Conflito permanecerá no foyer do Teatro Solís até 27 de fevereiro, com entrada gratuita.

Artigos relacionados