Autoral Exposição Fotografia de rua Fotografia documental

Ensaio: embora “dark”, São Paulo continua linda

Livros de fotografia

“Ao contrário das pessoas que acham São Paulo feia, eu sei que ela é linda”, declara Marcelo Donatelli, 45, fotógrafo paulistano de publicidade que há cinco anos fotografa a metrópole para um projeto pessoal, chamado Gotham City.

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (4)

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (1)
Marcelo atribui sua comparação à atmosfera “dark” de SP

“A razão do título é porque a cidade é a verdadeira Gotham City. Essa dramaticidade que imprimo nas fotos é como eu vejo a cidade: a urgência, as depressões cotidianas, os medos”, explica Donatelli, que começou a fotografar no início dos anos 1980. Sua mãe, Filomena Donatelli, foi a primeira mentora e, nos passeios familiares pela capital paulista, ainda garoto, Marcelo já arriscava uns retratos: “O interessante é que era uma câmera analógica caixa quadrada e com flash de apenas quatro disparos”, lembra.

Quase uma década depois, ele converteu o hobby em profissão. Foi na época em que trabalhava como ilustrador para uma pequena agência. Uma encomenda para a firma o levou a um estúdio de fotografia e ele decidiu ficar. Pediu emprego ao fotógrafo e engatou um longo período de aprendizado, migrando para outros estúdios e assistindo a fotógrafos como Serapião, Sergio Saraiva, Paulo Mancine e Paulo Friedman.

“Passei dos fotógrafos extremamente técnicos aos muito artísticos. Foi sofrido, mas ao mesmo tempo a faculdade e o mestrado eram isso, era o caminho de uma base bem sólida”, afirma o paulistano, que iniciou carreira-solo em 1996. A ela seguiram-se colaborações para as revistas TripJovem Pan e VIP, uma temporada de aperfeiçoamento na Europa e trabalhos para VoguePlayboyMarie ClaireAudi MagazineGo Where, entre outras publicações.

Gotham City culmina com um período mais artístico da produção de Marcelo Donatelli. Para ele, é um momento de amadurecimento da série, que teve algumas imagens expostas de janeiro a fevereiro deste ano na 5ª Mostra São Paulo de Fotografia, em homenagem aos 460 anos de São Paulo. O ensaio também está inscrito no programa de incentivo à cultura do governo paulista e há alguns contatos com galeristas do estado e de Miami (EUA) para divulgar a obra.

Marcelo conta que usou apenas o contraste da luz que havia nos ambientes para capturar a atmosfera sombria que o cinema e os quadrinhos associaram à cidade fictícia do Homem-Morcego. “A cidade de São Paulo é a verdadeira Gotham City pelo seu aspecto à noite, muito ‘dark’, e pelo seu concreto cinza, seus arranha-céus, com sua violência, com sua pobreza e sua riqueza, com sua sujeira, com seus diversos habitantes das mais variadas etnias”, avalia o fotógrafo, que mesmo diante dessa lista de problemas que a megalópole enfrenta, não deixa de frisar: “Continua linda”. Abaixo, mais imagens da série:

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (7)

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (6)

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (2)

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (2)

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (5)

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (4)

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (3)

iPhoto Channel_Ensaio_Marcelo Donatelli_Gotham City (3)

Banner_Semmedodoflash

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário