Exposição Fotografia brasileira Fotografia documental

Em SP: Lançamento do livro “Plano, seco e pontiagudo”, de Mônica Zarattini

Foto: Mônica Zarattini
Livro de fotografia

Nesta quarta-feira (21), a fotógrafa Mônica Zarattini lança o fotolivro “Plano, seco e pontiagudo”, na DOC Galeria, em São Paulo. A publicação reúne o resultado de dois ensaios documentais realizados pelo sertão da Bahia, com a distância de 27 anos entre eles, para retratar os herdeiros da Guerra de Canudos.

Zarattini viajou pela primeira vez para o sertão em 1989, para realizar uma reportagem sobre os 80 anos da morte de Euclides da Cunha, jornalista que cobriu alguns dos principais acontecimentos da Guerra de Canudos. Na época, como não podia ser diferente, os registros foram feitos em filme.

Foto: Mônica Zarattini

A fotógrafa repetiu a rota em 2016 e reencontrou cinco pessoas que se emocionaram muito ao entrar em contato com suas imagens de 27 anos atrás. Zarattini projetou as fotografias antigas nas pessoas reencontradas e as fotografou novamente, porém, desta vez em imagens digitais e coloridas.

O fotolivro, realizado em co-editoria entre Editora Ipsis e Editora Madalena, tem tiragem de 400 exemplares, numerados e assinados. Cada exemplar custa R$ 80 e pode ser adquirido através do site Kickante. Na DOC Galeria serão expostas fotos ampliadas pela fotografa em 1989, que fazem parte de sua coleção.

O lançamento do livro “Plano, seco e pontiagudo” acontece a partir das 19h. A exposição fica em cartaz até 10 de março de 2018. A DOC Galeria fica na Rua Aspicuelta, 145, Alto de Pinheiros, São Paulo/SP. Mais informações pelo telefone (11) 2592-7922 ou site: www.docgaleria.com.br.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário