Em BH: “As cidades e as memórias” estreia na UFMG

Estreia nesta sexta-feira, 4 de dezembro, na Escola de Belas Artes da UFMG (Campus Pampulha – Avenida Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte/MG), a exposição “As cidades e as memórias”, realizada por alunos da disciplina Articulações da Fotografia na Arte Contemporânea, do Programa de Pós Graduação em Arte. A exposição estará no Espaço ƒ, 2º andar da Escola de Belas Artes, das 8h às 22h.

Foto: Mariana Falcao
Foto: Mariana Falcão

Com coordenação do artista plástico e professor Adolfo Cifuentes, a mostra explora as relações entre a cidade, a memória e as suas contra-partes: as tragédias da destruição, do esquecimento e da marginalidade.

Foto: Gabriel Castro
Foto: Gabriel Castro

“No percurso da disciplina, e desta exposição que a complementa, abordamos o fotográfico a partir das suas relações com aquele outro campo de instabilidades chamado Arte e com essa partilha de tempo ainda em construção que constitui nosso hoje, nossa “contemporaneidade”, isto é, as nossas formas de pensar o passado, o futuro, a “realidade” do presente”, explica Cifuentes que também é um dos curadores do Festival Internacional de Fotografia (FIF).

Foto: Claudio Nadalin
Foto: Cláudio Nadalin

No dia 10 de dezembro, às 12h, acontece um chá de abertura, com a presença dos artistas e demais convidados. Fazem parte da exposição Alessandra Malachias, Ananda Carvalho, Carol França, Cid Costa Neto, Cláudio Nadalin, Conceição Bicalho, Cristiana Mazzini, Filipe Chaves, Gabriel Castro, Gui Guimaraens, Juliana Lacerda, Lívia Chagas, Lucas Sangy, Mariana Falcão, Mírian Rodrigues, Rosceli Vita e Sabriny Santos.

Foto: Alessandra Malachias
Foto: Alessandra Malachias

banner-livro-newborn-fotografia

Artigos relacionados