Em BH: Alunos de fotografia expõem o fazer artístico como profissão

Quando estamos começando na fotografia, é sempre um ótimo incentivo ver as primeiras obras expostas ao público. É o que acontece no próximo sábado, dia 18/06, a partir das 17h, em Belo Horizonte (Estabelecimento Bar – Rua Monte Alegre, 160, Belo Horizonte/MG), com a abertura da exposição “Artes e Ofícios”. A mostra reúne uma série de imagens produzidas pelos alunos do curso de Introdução a Fotografia, realizado pelo Centro de Extensão da Escola Guignard, unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.

Foto: Sarah Oliveira
Foto: Sarah Oliveira

Com coordenação do professor Cid Costa Neto, os alunos foram conduzidos a explorar a linguagem fotográfica para registrar diferentes práticas artísticas, que vão desde as mais tradicionais, como cerâmica, circo e tatuagem até praticas alternativas como o grafite. Fazem parte desta mostra Bárbara Paes, Julia Pellegrin, Sarah Oliveira, Silvia Lovalho e Rogério Santos.

“A temática surgiu a partir da sugestão de uma das alunas, a Sarah. Todos gostaram da ideia e cada um escolheu um profissional para acompanhar o seu trabalho. As fotos foram feitas em um processo paralelo ao curso, como um ‘dever de casa’ e eu ia acompanhando os resultados e tirando dúvidas, fazendo criticas e dando sugestões”, explica o coordenador Cid Costa Neto.

Silvia-Lovalho_1
Foto: Silvia Lovalho

O curso livre tem como um dos principais objetivos apresentar a fotografia como meio de expressão criativa. Mesmo com a curta duração de três meses, superou expectativas. “Alguns alunos se impressionaram com o resultado, pois a maioria começou sem ter qualquer conhecimento anterior das técnicas fotográficas”, conta Cid.

banner_digital

Artigos relacionados