Exposição Fotografia de palco

Coletiva reúne fotos de companhias de dança

congresso de fotografia

iPhoto-Channel_Exposicao_Silvia-Machado-1

A dança é o fio condutor de uma exposição coletiva que o espaço cultural Cinque Sensi, em São Paulo, abre nesta terça (9), com entrada gratuita. Diferentes artistas apresentam trinta imagens de nove companhias de dança na mostra Trajetórias na dança: Imagens de companhias paulistas, que também conta com apresentação de trechos do repertório da Anderson Couto Companhia de Dança. As fotos podem ser vistas até 24 de janeiro na Avenida Prof. Manuel José Chaves, 291, no Alto de Pinheiros.

A mostra tem curadoria de Marcela Benvegnu e Flávia Fontes Oliveira, diretoras da Revista de Dança, e é resultado de um “desejo antigo” das curadoras: “Desde o surgimento da revista temos uma série chamada Instantes da Dança, que olha para a trajetória desses artistas, e sempre tivemos o desejo de juntá-los em uma mostra. O Espaço Cultural, que tem a proposta de unir as artes, abriu espaço e resolvermos organizar”, diz Flávia. “As imagens apresentam importantes companhias de dança paulistas que se destacam no cenário da dança do Brasil e do mundo por diferentes olhares e nos convidam a um passeio por essa memória”, completa Marcela.

Assim, Arnaldo Torres mostra fotos do Ballet Stagium, grupo que acompanha há mais de vinte anos; Tomas Kolisch apresenta imagens de sua parceria com a Cisne Negro Cia de Dança e Michelle Molina, bailarina da São Paulo Companhia de Dança, trabalha em seus registros os bailarinos desta companhia pelo viés das coxias. Também de “dentro da dança”, Silvia Machado, que foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, revela obras desse grupo. Clarissa Lambert expõe trabalhos de Luiz Fernando Bongiovanni à frente do seu Mercearia de Ideias. Também autoral, o trabalho de Maurício de Oliveira na Siameses Cia. de Dança é visto aqui pelas lentes de Wilian Aguiar. Reginaldo Azevedo traz à cena trabalhos de Roseli Rodrigues (1955-2010), do Raça Companhia de Dança, que apresenta uma ponte entre o jazz e a dança contemporânea. Welber Osti fotografou a Cia. de Dança Anderson Couto, a jovem companhia anfitriã da mostra, dirigida por Anderson Couto.

“O Espaço Cultural Cinque Sensi é um ambiente que surgiu para abrigar todas as artes e todos os olhares. Por isso, é um grande prazer para nós recebermos os trabalhos desses nomes tão talentosos, que focam seus olhares sensíveis e precisos sobre a dança”, fala Ana Claudia Burattini, diretora executiva do espaço.

iPhoto-Channel_Exposicao_Silvia-Machado-2

banner-poses-perfeitas

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!