Minas terá festival internacional em julho

Trabalho do paraense Alexandre Sequeira, um dos ministrantes da série de oficinas do FIF

Promover o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países é o objetivo do 1º Festival Internacional de Fotografia (FIF), que será realizado entre 12 e 21 de julho em Belo Horizonte (MG). O evento contará com uma grande exposição internacional, leituras de portfolio, palestras, projeções e debates. Também serão oferecidas seis oficinas, cujas inscrições poderão ser feitas até 5 de julho (no site).

“O FIF é um festival mais voltado para as poéticas visuais. Privilegiamos o pensamento sobre o campo expandido das imagens, explorando a fotografia em diálogo com diversas outras mídias e plataformas de expressão sensível”, explica o artista visual Guilherme Cunha, que divide com o artista plástico Bruno Vilela a coordenação do evento, cujo tema geral é “Espaços compartilhados da fotografia”.

Seguindo essa proposta, o festival mineiro abriu convocatória internacional e recebeu mais de 800 inscrições de fotógrafos de 54 países. Uma seleção dos trabalhos irá integrar a grande mostra internacional, que ocupará diferentes espaços culturais de Belo Horizonte entre 12 de julho e 6 de agosto.

As oficinas serão ministradas por alguns fotógrafos de renome, como João Castilho, Pedro David, Daniel Moreira e Alexandre Sequeira. Serão realizadas no espaço CentoeQuatro (Pça. Ruy Barbosa, 104 – Centro) e custam R$ 300. “As oficinas representam um momento em que reflexão e prática se encontram no festival. É uma oportunidade para encontros e trocas”, afirma Bruno Vilela. Acesse o site e confira a programação.

Artigos relacionados