Boris Kossoy é atração do Stop Fotográfico

O fotógrafo e pesquisador Boris Kossoy é o convidado especial da edição deste ano do Stop Fotográfico, encontro promovido pelo centro de fotografia Omicron, em Curitiba (PR). O evento ocorre de 21 a 23 de junho, na sede da escola (R. Padre Germano Mayer, 200 – Hugo Lange) e é aberto ao público (as inscrições podem ser feitas no site).

Boris, que irá falar sobre a sua trajetória e seu projeto mais recente – a série Busca-me –, não é a única atração do encontro. Outros nomes de destaque da fotografia marcarão presença: Eduardo Queiroga, Sharon Eve e Jonne Roriz. A programação ainda terá “escambo” de fotografias, oficina, exposições e leitura de portfolio.

“O Stop está mais encorpado, com a participação de muitos fotógrafos importantes e com diversos eventos paralelos que possuem a única intenção de difundir a cultura fotográfica”, explica a professora Evary Leal, idealizadora do evento. “Tenho certeza que em alguns anos ele será um dos mais importantes eventos de fotografia do nosso país”, projeta.

Para Osvaldo Santos Lima, fundador da Omicron, a intenção é conferir ao evento personalidade: “Procuramos por nomes consagrados, que tenham um trabalho representativo, mas que não estivessem participando dos festivais de fotografia nos últimos anos, para que a gente pudesse criar a cara do próprio evento aqui no Paraná”, afirma.

Osvaldo e Evary ainda ressaltaram o currículo de Boris Kossoy, cuja palestra ocorre dia 22, às 16 horas: “É um grande fotógrafo e estudioso da fotografia. Seus livros são leituras obrigatórias para quem estuda o assunto. É uma grande honra contar com a presença dele no evento deste ano”, destacou a professora. “Ele tem um livro muito importante que fala da descoberta da fotografia no Brasil. Ele é um grande fotógrafo e vai passar a experiência de uma vida de estudo sobre a fotografia para aqueles que querem prestigiar sua palestra”, acrescentou Osvaldo.

Natural de São Paulo, Boris Kossoy é graduado em arquitetura, doutor em ciências e, como historiador e pesquisador, investiga a história da fotografia no Brasil e na América Latina, além de estudar a aplicação da iconografia como fonte de pesquisas.

Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

Artigos relacionados