Exposição

Artista recria a primeira exposição de fotos da história

A primeira grande exposição de fotografia do mundo foi realizada em 1839, quando o cientista britânico e pioneiro da fotografia William Henry Fox Talbot decidiu criar uma mostra para revelar suas impressões fotográficas ao público.

Cento e oitenta anos depois, o artista britânico Mat Collishaw recriou a primeira exposição fotográfica de Talbot como uma experiência de realidade virtual. Intitulada “Thresholds“, a experiência apresenta uma mostra totalmente imersiva, que permite ao visitante interagir de diferentes maneiras com o espaço.

Tudo se encontra dentro de uma sala branca no National Science and Media Museum em Bradford, no Reino Unido. Antes de entrar, o visitante é equipado com um headset de realidade virtual, fones de ouvido e uma mochila. Em seguida, recebe oito minutos para se deslocar pela exposição virtual, em que é possível realmente sentir os objetos correspondes às estruturas encontradas na sala branca.

Quando o visitante caminha até a lareira no mundo virtual, ele realmente sentirá o calor das chamas e brasas no mundo real. Até seis pessoas podem percorrer a exposição ao mesmo tempo e  elas aparecerão no mundo virtual como “fantasmas” para evitar que elas trombem umas nas outroas. Veja abaixo como os usuários do equipamento de realidade virtual enxergam a sala após colocaram o dispositivo:

Um vídeo de quatro minutos publicado pelo canal BlainSouthern mostra como funciona a experiência:

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário