Amanhã, em SP: exposição fotográfica explora o significado de “culto”

A partir do dia 1º de agosto, a Fnac do Shopping Morumbi (Av Roque Petroni Jr, 1089 – São Paulo – SP) recebe a exposição “Cultus”, do fotógrafo paranaense Márcio Thomaz. A exposição fica aberta a visitação até 31 de agosto.

Foto: Marcio Thomaz
Foto: Marcio Thomaz

O projeto Cultus conta com registros de manifestações culturais, religiosas, arquitetônicas e de produções artesanais que ainda resistem ao longo do tempo, de tal modo que ainda encontram-se nítidas nesse mundo moderno. Um mundo que se mantém unido pela família, pela fé, pelo mito, pelos cultos, pela labuta e pela morte. É onde estas representações fotográficas penetraram.

Colheita de uvas, descendentes italianos - Pinho - Irati- PR (2015) | Foto: Marcio Thomaz
Colheita de uvas, descendentes italianos – Pinho – Irati- PR (2015) | Foto: Marcio Thomaz

Os métodos estéticos escolhidos pelo fotógrafo, como o uso do preto e branco, a alternância de luz com a sombra do céu, o enquadramento demonstrando a coexistência com a ternura e a aspereza, despertam associações e sugestões no expectador.

Carroça. Meio de transporte muito utilizado por descendente de europeus - Irati - Paraná | Foto: Marcio Thomaz
Carroça. Meio de transporte muito utilizado por descendente de europeus – Irati – Paraná | Foto: Marcio Thomaz

O autor procurou lugares remotos e esquecidos pelo tempo. Fazendo disso um prisma pelo qual, a vida no interior pode ser caracterizada. A filosofia de vida é capturada com um olhar integral do modo de viver que se congela num instante. Criaram-se em torno de dez mil registros, conservou-se um mundo e o isolamento deste.

Igreja de Nossa Senhora dos Corais, Igreja Ucraniana construída em 1902 com arquitetura bizantina. Antonio Olinto - PR (2015) | Foto: Marcio Thomaz
Igreja de Nossa Senhora dos Corais, Igreja Ucraniana construída em 1902 com arquitetura bizantina. Antonio Olinto – PR (2015) | Foto: Marcio Thomaz

Ao fazê-lo também pretendeu acarretar sentimentos contraditórios, cultivando a denuncia e o apelo nas imagens. Por outro lado, é uma pesquisa detalhada que vem sendo feita em 23 municípios na região sul e centro sul do Paraná, onde se apresentam as condições de vida dos camponeses e a resistência cultural dos imigrantes europeus e de seus descendentes.

Descendente de imigrantes poloneses - Prudentópolis - Paraná | Foto: Marcio Thomaz
Descendente de imigrantes poloneses – Prudentópolis – Paraná | Foto: Marcio Thomaz

banner_newborn_

Artigos relacionados