Eventos Exposição

FotoRio 2014 começa na próxima semana

Livros de fotografia

Na próxima quarta-feira (30), começa a sétima edição do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio), um dos mais importantes de fotografia do calendário nacional, que a partir deste ano passará a ser anual – até então, ocorria a cada dois anos. O pontapé inicial ocorre no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto (R. Humaitá, 163), com a abertura das exposições Atman, de João Penoni, e Suave, de Luiza Baldan, e uma intervenção urbana do grupo Coletivo Gráfico. A entrada é gratuita. Até dia 5 de setembro haverá diversas outras exposições, projeções, palestras, oficinas e debates em diferentes espaços culturais do Rio de Janeiro. O FotoRio conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

EXPOSIÇÕES

ATMAN (João Penoni): o “eu” individual é uma ilusão. O corpo tenta apagar as suas fronteiras, encontrar seu estado original. “Cada átomo que pertence a mim, pertence a você”, escreveu Walt Whitman em Leaves of Grass. João Penoni, em Atman, borra as fronteiras do corpo que tenta se diluir na paisagem, onde um e outro buscam ser um só. Penoni realiza há cerca de 9 anos um trabalho de investigação sobre o corpo, relacionando-o com o espaço e a luz, através de diferentes meios, como a fotografia, o vídeo e a performance.

IMG_6979
SUAVE (Luiza Baldan): Durante uma viagem de carro pelo litoral de Portugal em busca de resquícios do estilo arquitetônico português, Luiza idealizou um projeto que inclui a série fotográfica A uma casa de distância da minha e o vídeo Suave. Algumas dessas imagens serão apresentadas em uma instalação no Espaço Sergio Porto.

suave-luiza_baldan-divulg

Além das exposições, a abertura do festival no espaço cultural terá uma intervenção urbana do grupo Coletivo Gráfico. Oito artistas que atuam os campos da arte, do design, da moda e da pesquisa acadêmica se uniram com outros colaboradores de fora para realizar trabalhos de autoria coletiva, criados com base na elaboração e impressão de cartazes, nos quais o desenho de cada integrante é apropriado pelos outros na produção das matrizes de serigrafia.

O período de visitação das mostras vai até 15 de agosto. Mais informações pelo telefone (21) 2535 3846.

montagem_banner_newborn

Sobre o autor

Suelen Figueiredo

Jornalista do iPhotoChannel. Contato: jornalismo@iphotoeditora.com.br

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário