Exposição de arte questiona o que é fotografia

Recém inaugurada no Centro Pompidou, em Paris, a mostra O Que É Fotografia traz reflecções em torno do que a fotografia é constituida. São obras de renomados fotógrafos como de Paul Citröen, Man Ray, André Kertész, Joseph Beuys, entre outros. A exposição, que ficará no Pompidou até 1º de junho, reflete sobre o que resta quando tudo já foi fotografado em tantas décadas da existencia da fotografía.

"Auto-retrato", de André Kertész.
“Auto-retrato”, de André Kertész.

O fruto dessa questão é exibido através de quase oitenta trabalhos e documentos, de história da fotografia e trabalhos de grandes figuras da arte moderna e contemporânea. Desde as vanguardas de 1920 e 1930, os artistas questionam o meio fotográfico em si para tentar entender a sua qualidade ou especificidade. Até mesmo a profissão de fotógrafo é uma das questões que ganham reflexão.

Nesta vila N. Nièpce inventa a fotografia em 1822", de Man Ray.
Nesta vila N. Nièpce inventa a fotografia em 1822″, de Man Ray.

“A essência da mente moderna é definida pelo uso de certos métodos de uma disciplina para criticar a própria disciplina, não de uma finalidade subversiva, mas para determinar exatamente a sua área de especialização”, escreveu o crítico norte-americano Clement Greenberg. Para conferir alguns dos trabalhos expostos, visite o site do Centro Pompidou (em francês).

FONTE: CENTRO POMPIDOU

lightroom

Artigos relacionados