Exposição de Antanas no Sesi Itapetininga

1972_Giruliai

Exibida em São José dos Campos (SP) e Tiradentes (MG), a mostra Nostalgia dos tempos da pureza, com fotos do lituano Antanas Sutkus, será exibida em Itapetininga (SP) a partir de quinta-feira (6/02), dentro do projeto Espaço Galeria do Sesi. A abertura ocorre às 19 horas no Sesi Itapetininga (Av. Antônio Brunetti,1360) e o período expositivo vai até 23 de março, com entrada gratuita.

A mostra é composta por 30 fotografias em preto e branco do artista de 74 anos, considerado um dos principais fotógrafos da antiga União Soviética e um dos mais expressivos do século 20.

“A coleção presta uma homenagem à infância, esse reino da pureza do qual Antanas Sutkus é um embaixador excepcional”, diz o curador Luiz Gustavo Carvalho.

Antanas, que viveu no contexto da guerra fria, jamais se alinhou aos ideais da antiga União Soviética. Ao invés de ecoar a propaganda política do regime, dedicou seu trabalho a retratar o cotidiano do povo lituano. “O meu credo é amar as pessoas”, pontifica.

Com a independência do país, em 1991, passou a revisar sua obra, um acervo com quase um milhão de negativos, acumulados durante 40 anos de carreira. Sua obra, agora, começa a ser revelada de forma completa para o mundo. Atualmente, possui fotografias expostas em prestigiados museus da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos.

Inserida no projeto Espaço Galeria, a mostra deverá percorrer outras unidades do Sesi em São Paulo. O itinerário inclui Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Sair da versão mobile