Ex-presidente de engenharia do Google vê fim próximo para câmera fotográfica DSLR

Parece que ser trágico sobre fotografia está virando moda. E isso em todas as esferas, com afirmações vindo de grandes nomes do mercado e também do público geral – não são poucos os comentários com “É o fim da fotografia!” que nós do iPhoto Channel recebemos sempre que é anunciada uma nova tecnologia relacionada à fotografia…

Em 2016, o fotógrafo Sebastião Salgado afirmou que a fotografia como conhecemos morreria nas próximas décadas, e logo depois admitiu que estava errado. Agora o ex-presidente de engenharia do Google, Vic Gundotra, declarou em seu perfil no Facebook o seguinte:

“O fim da DSLR para a maioria das pessoas já chegou. Eu deixei minha câmera profissional em casa e tirei essas fotos no jantar com o meu iPhone 7 usando fotografia computacional (modo retrato, como a Apple chama). Difícil não chamar esses resultados (em um restaurante, com um telefone celular sem flash) impressionantes. Ótimo trabalho, Apple”

As fotos que Gundotra fez são estas abaixo, com a publicação original em seu Facebook:

É de fato algo um tanto esquisito esta menção às câmeras DSLRs, já que o uso delas dificilmente se faz para este tipo de fotografia caseira, em um jantar de família. E hoje já existem as câmeras mirrorless também (sistema que prometeu, mas também não deu um fim nas DSLRs até agora).

O que os smartphones realmente substituíram foram as câmeras compactas (point and shoot), grande sucesso de o público no início dos anos 2000. Ok, é inegável que o iPhone 7 tem uma qualidade incrível, especialmente neste modo retrato, trazendo ao smartphone a possibilidade de atribuir às fotografias uma baixa profundidade de campo, este “fundo desfocado”. Mas Vic Gundotra foi além, dizendo que “Se você realmente se importa com boa fotografia, você possui um iPhone. Se você não se importar de ficar alguns anos atrás, compre um Android”, em resposta ao comentário de um usuário que defendia o Sansung S8 como de melhor qualidade comparado ao iPhone 7.

Declarações sérias para alguém que já ocupou um posto tão proeminente, porém, a meu ver, alguém que não entende assim tão profundamente o mercado de fotografia – e nem a fotografia em si, que não é só “apontar e clicar o botão”, e exige uma gama vasta de conhecimento; o equipamento é só uma ferramenta. Aliás, a fotografia como conhecemos está em constante mudança – é só dar uma olhada na primeira câmera digital para entender.

E você, o que acha disso? Deixe sua opinião nos comentários!

Sair da versão mobile