Evolução do figurino do brasileiro é tema de livro

Arquivo Urbano (7)

A Luste Editores está lançando Arquivo Urbano (232 págs., R$ 85), da editora de moda, artista plástica e designer de joias carioca Jussara Romão. O livro tem textos de Mário Mendes, curadoria fotográfica de Goya Cruz e faz um registro das mudanças no modo de vestir dos brasileiros através da fotografia, no período de 1900 a 2000.

“Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir”, afirma Jussara, que durante onze anos foi editora-chefe de moda da revista Elle. Com base nessa constatação, a autora recorreu aos álbuns de família e aos acervos públicos e privados para ilustrar uma análise social e histórica da sociedade brasileira, revelando fatos e acontecimentos que influenciaram fortemente o país.

Ao longo de 232 páginas, Jussara relata comportamentos difundidos por fontes como cinema, rádio, jornais, revistas e televisão, desvendando o país antes e depois do advento da indústria da moda, sem estabelecer uma cronologia rígida.

Como resultado dessa pesquisa, ficou evidente para a autora a importância da manutenção das fotos de família, em especial por meio de instituições que mantêm sob guarda os acervos fotográficos: “Terá valido a pena ter registrado cada momento. Por isso minha gratidão a todas as famílias e pessoas que me ajudaram a contar como através da moda é possível conhecer e entender uma época”, assinalou Jussara.

Arquivo Urbano (4)

Arquivo Urbano (10)

Arquivo Urbano (5)

Arquivo Urbano (3)

Artigos relacionados