Eventos Fotografia de bebês

Newborn Secrets leva público da técnica à emoção na fotografia de recém-nascidos

Foto: Jefferson Soares
Livros de fotografia

Nos dias 22 e 23 de março, o teatro Cine Itália em Balneário Camboriú/SC recebeu a 3ª edição do Newborn Secrets, congresso que traz os maiores expoentes do Brasil quando o assunto é fotografia de bebês e família.

Dia 1

Quem abriu o evento foi a fotógrafa Naiany Marinho com a palestra “Como preparar os ensaios newborn com sucesso”. A fotógrafa apresentou o passo a passo, desde a venda, explicando como é importante a consciência de que as fotógrafas não vendem somente imagem, mas experiências únicas para os clientes. E que este relacionamento não termina na entrega das fotos.

“O que eu gosto de proporcionar para meu cliente é uma experiência no todo. Não simplesmente vender um ensaio e acabou ali”, disse a fotógrafa.

Naiany Marinho | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Naiany Marinho:

A segunda palestra do dia foi “Do Taco ao Sapinho, sem riscos para o bebê”, apresentada pela fotógrafa Mel Pierobom. Por ser sua profissão principal médica pediatra neonatologista, a fotógrafa trouxe uma visão aprofundada sobre a saúde do bebê e quais os cuidados que os profissionais da imagem devem ter ao fotografar um recém-nascido. A anatomia e fisiologia do bebê foram explicadas, e em seguida Mel mostrou na prática, com um bebezinho, como fazer poses com segurança.

“Tentem praticar com alguém mais experiente antes de começar a tentar fazer sozinho”, aconselhou a fotógrafa sobre o fazer as poses do bebê durante a sessão fotográfica.

Mel Pierobom | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Mel Pierobom:

Tendo já aprendido como preparar uma sessão newborn e quais as precauções tomar na hora de posicionar o bebê para as fotos, a terceira palestrante do dia, Amanda Delaporta, apresentou “Como fazer a montagem e sequência de poses no newborn”. Amanda ensinou o fluxo de poses que necessita de mudanças pequenas no bebê, aproveitando bem o sono do recém-nascido para realizar as fotográficas e evitando que ele acorde.

“Eu lembro que quando eu comecei a fotografar recém-nascidos, há mais ou menos uns 4 anos, (…) e quando tem um serzinho assim pequeno na nossa mão a gente simplesmente não sabe o que fazer na hora. A gente vê que o bebê tá dormindo e quer fazer tudo, mas ao mesmo tempo não consegue fazer nada sem planejamento”, contou para salientar a importância da sequência de poses para tirar mais proveito do sono do bebê, mexendo pouco e fazendo render mais fotos.

Amanda Delaporta | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Amanda Delaporta:

A quarta palestra do dia foi “Não pode faltar: Ensaios Newborn com pais e irmão”, da fotógrafa Nina Estanislau. Ela falou da importância de ter o pai e a mãe na foto de recém-nascidos, em como driblar qualquer timidez ou negativa inicial e também como os irmãos são imprescindíveis nestes registros. Nina ensinou também como aproveitar as proporções do pai para criar belas fotos com o bebê.

“As fotos dos bebê recém-nascidos por si só já geram um sentimento muito grande nos pais. E quando eles estão adicionados nessas fotos, a gente possui alguns gatilhos emocionais para valorizar esse momento. Às vezes é uma frase que você fala para mãe que faz ela voltar ao momento do parto ou de quão foi difícil a espera por aquele bebê, quanto tempo ela batalhou para poder ter um neném. Ou então de quão especial está sendo aquilo tudo ali”, explica Nina.

Nina Estanislau | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Nina Estanislau:

A última palestra do primeiro dia foi de Zeke Medeiros, “Book de Gestantes: simplicidade e criatividade”. Zeke demonstrou na prática como realiza sua direção de modelo e criação de poses, e como consegue registrar emoções tão únicas em suas fotos. Zeke também trouxe diversos “segredinhos” sobre iluminação e como lidar com a luz no meio da natureza para criar belos efeitos nas fotografias.

“Quando a gente começa a entender sobre local e luz a gente tem a capacidade de ver a foto antes dela estar pronta. É você ter a condição de imaginar: ali vai sair uma foto. (…) O que eu faço é pra minha cliente. É pra elas que eu construo essas imagens. Eu quero falar para a Camila: Camila é assim que eu te vi. Essa é tua luz. A luz do teu filho tá aqui, sendo gerada dessa forma”, explica Zeke.

Zeke Medeiros | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica do fotógrafo Zeke Medeiros:

Dia 2

O último dia do Newborn Secrets começou com a palestra da fotógrafa Fernanda Sanches “Ensaio de Newborn em Externa”. Fer trouxe as diversas preocupações necessárias na hora de levar o bebê para um ambiente externo, explicando na prática como realizar esse tipo de ensaio.

“O que eu gosto de fazer é não deixar o bebê perder o calor que ele já tem. Então quando eu posiciono o bebê em um prop que eu vou colocar no jardim ou em um parque, eu deixo o bebê de calça, de meia, de fralda, obviamente, e enrolado no wrap. Vocês vão ver que quase todas as fotos que tem aqui o bebê está protegido”, diz Fer Sanches.

Fernanda Sanches | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Fer Sanches:

A segunda palestra do dia foi “Ensaios de Crianças: fazendo muito com pouco”, de Patrícia Canale. A fotógrafa falou das diferenças de personalidade das crianças em cada idade, além da importante de conhecer, de fato, um pouco da criança que você vai fotografar. Também explicou a importância de perceber a iluminação e escolher o lugar na hora de fotografar.

“Todo mundo aqui deve ter uma criança na família, então é uma boa oportunidade para parar, contemplar, aprender um pouco com elas. As crianças, elas tem muito para ensinar pra gente”, ensinou Patricia Canale.

Patricia Canale | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Patricia Canale:

Altair Hoppe surpreendeu o público com uma mini-palestra sobre tratamento de pele para newborn no Photoshop | Foto: Jefferson Soares

Em seguida, a palestra “Lifestyle: como fazer ensaios da vida real” foi apresentada pela fotógrafa Hellen Ramos. Hellen falou da importância de deixar a criança confortável com o momento da fotografia, sendo um dos truques sempre ter o tipo de desenho ou música que as crianças da mesma idade estão vendo naquela época. Também falou da necessidade de prestar atenção aos picos de crescimento do bebê, além da importância de escolher as configurações certas para fotografar crianças, para que os pequenos não saiam borrados nas fotos, entre outras dicas.

“As lentes recomendadas são lentes claras, porque você ganha qualidade e ganha nitidez, e também você consegue ganhar mais luz pra sua imagem”, recomenda Hellen Ramos.

Hellen Ramos | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Hellen Ramos:

A penúltima palestra do evento foi trazida por Luana Santos, “Como dominar a iluminação de Ensaios Newborn”. A fotógrafa mostrou as diferentes iluminações que se pode usar em estúdio, as vantagens e desvantagens de cada uma, e a forma correta de iluminar um recém-nascido.

“A gente saber iluminar, iluminar corretamente, é o que vai dar o resultado legal na nossa fotografia. Porque fotografia é isso, né? Fotografia é luz. Ela tem o poder de direcionar o olhar do expectador”, explicou Luana Santos.

Luana Santos | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Luana Santos:

A palestra que fechou o Newborn Secrets foi “Como fazer o marketing e vendas de ensaios newborn”, de Thalita Castanha. Thalita trouxe sua trajetória como fotógrafa para mostrar a importância da organização do negócio, como se estabelecer no mercado para gerar a receita que a fotógrafa ou fotógrafo acha justa. Também explicou o que  é necessário para encontrar a área da fotografia na qual a pessoa mais se identifica, gerando assim um fluxo de trabalho mais agradável.

“O que eu vou fazer para aumentar o faturamento do jeito que eu quero? Eu vou desenvolver novas habilidades”, orientou Thalita Castanha.

Thalita Castanha | Foto: Jefferson Soares

Veja a dica da fotógrafa Thalita Castanha:

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário