Em SP: Festival de fotografia agita charmosa cidade de Amparo

A cidade de Amparo, no interior de São Paulo, é famosa por seu conjunto arquitetônico único no estado – fruto da riqueza da grande produção de café nos séculos XIX e XX -, mas agora também respira fotografia com o festival Amparo em Foco, que neste ano chega à sua terceira edição. O evento, que tem início nesta quinta-feira (5), já é considerado um dos mais importantes da região do Circuito das Águas Paulista, a atração conta com exposições, palestras e oficinas que abrangem diversas áreas da arte fotográfica.

Entre os destaques desta edição está o lançamento do livro “Sérgio Jorge – 60 anos de Fotojornalismo”, que celebra o trabalho de um dos maiores fotojornalistas do Brasil, nascido em Amparo, ganhador do primeiro Prêmio Esso de Fotojornalismo. O livro reúne fotos de diversas fases da carreira de Sérgio Jorge, como a construção e inauguração de Brasília, o milésimo gol de Pelé, a construção da rodovia Belém-Brasília, entre outros acontecimentos de grande importância para o país.

Palestras e oficinas

Diversos fotógrafos renomados participarão de palestras e oficinas gratuitas no festival. Itaci Batista estará presente com a palestra “A Fotografia é um Estado de Espírito”, o premiado fotógrafo de aviação Ricardo Beccari abordará o tema “Fotografia de Aviação” e o fotógrafo Edson Ferreira traz sua palestra “Fotografia de Arquitetura e Interiores”. A designer e fotógrafa Lulu Ferreira traz pela primeira vez para a cidade sua oficina de construção de imagem analógica e criativa, Carlos Marien abordará questões sobre impressão Fine Art, o professor e fotógrafo Carlos Rincon traz sua experiência no processo de cianotipia, e o fotógrafo Reginaldo Leme fará um tour guiado pelo centro antigo da cidade de Amparo.

Programação

A programação vai até 15 de abril e conta com diversas exposições na cidade, como a mostra “Sérgio Jorge – 60 anos de Fotojornalismo”; a exposição coletiva “Rota XV: Luz e Sombra, Cores e Formas” que fará uma grande intervenção artística ao longo da Rua Quinze de Novembro, no centro histórico da cidade.

A pesquisadora e fotógrafa Lulu Ferreira trará uma releitura do cotidiano da capital paulista com a exposição “Panorâmicas Analógicas”, e o evento traz também uma exposição do Foto Clube de Salto, outra dos alunos do Colégio Villa Lobos, uma que reúne fotos do arquivo do Museu Histórico Bernardino de Campos e o já consagrado Varal Fotográfico, que acontecerá no Jardim Público. A programação detalhada com datas e horários está disponível no site oficial do evento.

Foto: Reginaldo Leme

Artigos relacionados