Em SP: DOC Galeria promove encontro com o fotógrafo Peter Bauza

Nesta quinta-feira (16), às 19h30, a DOC Galeria promove encontro com Peter Bauza, fotógrafo alemão cuja produção é voltada ao registro documental. Depois de se formar em comércio internacional, Peter começou a fotografar e desenvolver uma linguagem visual fortemente comprometida com diversas questões sociais e geopolíticas relacionadas à conservação, saúde global, culturas em extinção e meio ambiente. O fotógrafo vive entre a América do Sul e a Europa e há mais de 20 anos viaja com frequência para a África.

Bauza é um dos vencedores do World Press Photo 2017 com a série “Copacabana Palace”, cujo título faz uma ironia ao mítico hotel carioca para retratar a vida dos moradores de um complexo residencial da região de Campo Grande, a 60km a oeste do centro do Rio de Janeiro. As obras foram iniciadas há três décadas e acabaram abandonadas, tornando-se refúgio para milhares de sem-tetos. O condomínio também é conhecido, pelos próprios moradores, como “Carandiru” ou “Jambalaya”.

“Copacabana Palace”, Peter Bauza

“Fiz 25 mil fotos, mais de 400 retratos. É difícil saber quantas pessoas moram ali, nem as autoridades sabem”, conta Bauza. “Acho que são umas 250 famílias, cada uma com dois, três filhos, você multiplica isso e pode ter uma idéia de quantos vivem ali”.

O encontro com Bauza acontece na DOC Galeria (Rua Aspicuelta, 145, Vila Madalena, em São Paulo/SP) a partir das 19h30 e faz parte da programação da 8ª Mostra SP de Fotografia, que teve início no mês passado e acontece até o próximo sábado (18). Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook ou entre em contato através do telefone (11) 2592-7922.

Artigos relacionados