Evandro Teixeira – O fotojornalista do Brasil

O fotojornalismo brasileiro tem o grande privilégio de contar com grandes profissionais, que por meio de suas fotografias nos apresentam momentos históricos de nosso país. Um dos integrantes desse time incrível é o fotógrafo Evandro Teixeira, que nos presentou com inúmeras fotografias importantes.

Sua carreira começou em 1958 no jornal carioca Diário da Noite, sua sensibilidade e técnica o levaram a trabalhar para o Jornal do Brasil, onde o baiano dedicou 40 anos de sua carreira. O trabalho de Evandro é versátil e se destaca tanto na área de política como na de esportes, onde realizou a icônica fotografia de Ayrton Senna, piscando de dentro do seu capacete.

Muitos acontecimentos marcantes na história do Brasil foram retratados por Evandro, até hoje suas fotografias são reproduzidas. Sua carreira como fotojornalista conta com a cobertura de momentos, como chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973, além de eventos como diversos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo.

Suas fotografias integram acervos importantes como o do Masp, em São Paulo, Belas Artes de Zurique, na Suíça e Museu de Arte Moderna La Tertulha, Colombia. O fotógrafo ainda editou cinco livros: Fotojornalismo, Canudos 100 Anos, Livro das Águas, Pablo Neruda: Vou Viver, 68 Destinos: Passeata dos 100 Mil e seu último livro lançado e 2015, Evandro Teixeira: Retratos do Tempo, 50 anos de Fotojornalismo.

31/31

Sair da versão mobile