“Eu estava errado”, diz Sebastião Salgado, que vê longo futuro para a fotografia

“Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes”, já cantava nosso querido Raul Seixas. Outro brasileiro muito querido, especialmente no meio fotográfico, mostrou na última semana que tudo bem admitir que errou e mudar. Sebastião Salgado, que criou muita polêmica dizendo que a fotografia estava chegando ao fim, agora afirma que a fotografia ainda tem muito futuro pela frente.

Em uma conferência antes da abertura de sua exposição “The World Through His Eyes”, em Bangkok (Tailândia), Salgado disse a Reuters sobre a fotografia:

“Não acho que esteja em perigo, pensei em algum ponto, mas eu estava errado e retiro o que disse. Agora, mais do que nunca, a fotografia tem um longo futuro pela frente”

Porém, ele continua veemente em acreditar que o que se faz com smartphones não é fotografia. “O que as pessoas fazem com seus telefones não é fotografia, são imagens”, disse. Estimativas da indústria dizem que o número total de fotos tiradas em 2017 vai passar de um trilhão – e 85% dessas imagens serão feitas com smartphones.

Foto: Jorge Sliva/Reuters

Ainda assim, Sebastião Salgado acredita que os fotógrafos documentais prevalecerão criando imagens memoráveis , fotografias que vão sobreviver. “A fotografia é uma coisa tangível, você a pega, você a olha, é algo parecido com a memória”.

Sebastião Salgado está com uma exposição gratuita em São Paulo que traz icônicas fotografias de sua trajetória (até 17 de março – veja mais clicando aqui).

Fonte: Reuters

Sair da versão mobile