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Estudo descobre que tirar fotos de slides ajuda os alunos a lembrar das aulas

Um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que tirar fotos de slides do PowerPoint em sala ou durante apresentações on-line ajudam alunos a lembrar mais do conteúdo mais do que os que não fotografaram.

Os resultados do estudo contradizem estudos anteriores que diziam que tirar fotos realmente prejudicava a capacidade do cérebro humano de reter informações. No entanto, esses estudos, um de 2013 e outro de 2018, foram realizados em museus de arte e imitaram experiências fora das salas de aula. Este novo estudo analisa especificamente os ambientes de aprendizagem e chegou a conclusões significativamente diferentes.

Estudo descobre que tirar fotos de slides ajuda os alunos a lembrar das aulas
Foto de Matheus Bertelli no Pexels

“Dado que as escolas se abriram em relação ao uso da tecnologia em sala de aula – principalmente com a proliferação de cursos on-line oferecidos devido ao COVID-19 – é aconselhável estudar a melhor forma de apoiar o uso da tecnologia pelos alunos em sala de aula, para que possamos podem entender a melhor forma de apoiar seu aprendizado com esses dispositivos”, escreve a professora e pesquisadora de psicologia da UC Riverside, Annie Ditta, principal autora do estudo.

Este é um estudo inédito que analisa especificamente os slides das palestras e descobriu que não apenas os alunos se lembravam melhor do conteúdo quando o fotografavam, mas também lembravam melhor as palavras e explicações feitas pelos professores.

O estudo usou um grupo de 132 estudantes universitários que foram convidados a tirar fotos de slides alternativos do PowerPoint em seus computadores. Metade tirou fotos dos slides pares e metade tirou fotos dos slides ímpares. As lições que os alunos foram mostrados, que eram em sua maioria estudantes de psicologia, foram determinados como assuntos com os quais eles teriam muito pouca familiaridade: gravura, esgrima e fabricação de queijos.

Os alunos foram então testados com um teste de estilo “preencha a lacuna” de 60 perguntas, onde foram solicitados a recordar informações dos slides e do que os professores disseram sobre os slides.

“O primeiro experimento descobriu que os participantes se lembravam das informações do slide significativamente melhor quando tiravam uma foto do que quando não tiravam. No entanto, não houve diferença na memória para as informações apenas de palavras faladas”, descobriu o estudo.

Estudo descobre que tirar fotos de slides ajuda os alunos a lembrar das aulas
Foto de Arthur Krijgsman no Pexels

“No segundo experimento, metade dos 108 participantes do estudo poderia fotografar sua escolha de slides, desde que fotografasse cerca de metade. A outra metade dos participantes foi ‘juntada’ ao primeiro grupo de alunos, instruída a fotografar apenas os slides que os outros escolheram fotografar.”

Em ambos os casos, os alunos se lembraram melhor do conteúdo fotografado do slide do que do conteúdo dos slides que não fotografaram.

“No geral, encontramos evidências de um benefício para tirar fotos em uma palestra online”, escreve Ditta. “Os resultados foram surpreendentes, uma vez que a maioria das pesquisas anteriores encontrou um efeito de prejuízo para tirar fotos.”

Estudos anteriores descobriram que tomar notas ajuda os alunos a reter informações e até descobriram que é superior a tirar fotos em termos de memorização do conteúdo. Este estudo em particular não realizou tal comparação, mas é um tema de interesse para estudos futuros.

“No geral, esses resultados indicam que os alunos não parecem se colocar em risco de problemas de memória ao tirar fotos dos slides das aulas. Pelo contrário, tirar fotos pode beneficiar a memória do conteúdo fotografado”, conclui Ditta. O estudo completo foi publicado no Journal of Applied Research in Memory and Cognition. Texto publicado originalmente no Petapixel.

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