Está sem grana para montar um estúdio? Trazemos hoje as dicas do Cooperative of Photography, que ensina técnicas incríveis do tipo “faça você mesmo” para a montagem de configurações simples e baratas de um estúdio fotográfico – principalmente para fotografia still (fotos de produtos). Veja o vídeo abaixo, os textos explicativos com as configurações e os resultados das fotos do estúdio fotográfico caseiro.
“Não importa quanto espaço você tem, é o que você faz com ele que conta!”, diz o COOPh.
1. Objeto pequeno
Se você quiser fotografar algum objeto pequeno, essa é a opção mais fácil de fazer. A primeira dica é simplificar com fundos consistentes, de uma cor só ou duas. Para iluminar, basta possuir uma lâmpada com um suporte; também para o fundo pode ser usado um pano ou papel e, no caso de querer imitar o efeito de softbox, um papel manteiga é útil como difusor.
No vídeo, eles mostram como, através de um simples suporte, também é possível usar diversos tipos de papéis para modificar a luz.
2. Objeto médio
Com um objeto um pouco maior, há necessidade de aumentar também o fundo e ter uma maior fonte de luz. Usando um rolo de papel branco para o fundo colado à parede, você pode posicionar seu estúdio improvisado do lado de uma janela. Para ajudar no controle da luz, um rebatedor pode ser feito com papel alumínio.
Para usar o seu flash pop-up, corte um pote plástico branco em formato de L da forma que é mostrada no vídeo, assim você difunde a luz do flash, deixando a iluminação mais suave.
3. Objeto grande
Para o objeto grande, é preciso primeiro encontrar uma parede de cor só, na qual a cor seja consistente por toda extensão. Para criar um softbox, use um balde plástico preto de seja fácil de cortar. Corte no fundo de forma que sua lâmpada caiba, e você vai fixar a lâmpada dentro do balde com fita. Depois, em frente ao balde, coloque papel manteiga.