Mutirão criativo: quem faz o quê na publicidade

Fred Vianna 1

Se você é do tipo “lobo solitário”, certamente vai querer passar ao largo das produções para o mercado de publicidade. Nesse segmento, o controle do trabalho dilui-se entre uma série de diferentes profissionais e o resultado geralmente corresponde a um roteiro previamente definido – mas não pelo fotógrafo. Quem reina nesse setor é o briefing, o que faz com que muito profissional classifique seu trabalho em publicidade como sendo um mero apertar de botões.

Exagero ou não, uma campanha publicitária é o que se pode chamar de trabalho a várias mãos. Dependendo do tamanho e complexidade da encomenda, haverá muita gente no set colaborando para dar à produção o termo que o cliente espera. Isso, obviamente, exige do fotógrafo capacidade de reger a “orquestra” e habilidade para atuar em equipe, que precisa estar afinada de modo que tudo corra bem.

Para saber mais sobre o fluxo de trabalho de um fotógrafo publicitário, pedimos a Fred Vianna, profissional de Belo Horizonte (MG) com formação em publicidade e propaganda e experiência em direção e criação de arte, para explicar melhor como tudo funciona.

Segundo ele conta, tudo começa na agência de publicidade. É lá que o cliente, alguém do marketing de uma empresa ou órgão público, bate para realizar o “job”, que pode ser um anúncio, site, embalagem etc. “Essa demanda do cliente se transforma dentro da agência, através do atendimento, em um briefing”, continua Fred.

!cid_80E2ABF1-2D3A-43CF-ADF7-F26385176C82

O briefing é o roteiro de como deve ser feito o trabalho. Nele constam informações e prazos que podem dizer respeito a uma campanha inteira ou apenas uma peça. Uma vez esboçado, será distribuído pela agência para o pessoal designado para executá-lo.

“O planejamento irá coordenar e planejar as ações juntamente com a equipe de mídia e criação”, diz Fred. Na maioria das vezes, as agências possuem um departamento de produção de rádio e TV – ou RTCV, como é chamado – que fica responsável por gerenciar toda a produção de áudio, vídeo e foto.  Uma vez tendo essa equipe elaborado a campanha ou peça, será necessário encontrar um fotógrafo para realizá-la.

“Algumas agências maiores possuem os ‘art buyers’, responsáveis por selecionar mais precisamente fotógrafos, casting, ilustradores etc. Mas, na maioria das vezes, o produtor da agência é quem faz o contato com o fotógrafo e orça a foto ou a campanha. Quase sempre a escolha do fotógrafo parte dos diretores de arte e diretores de criação, que escolhem de acordo com a linguagem e necessidade do trabalho, passando a escolha ao produtor, ou trabalhando junto com o produtor na escolha do profissional que irá clicar o job”.

Aqui vale a pena abrir um parêntesis para detalhar as funções de cada um desses profissionais citados por Fred Vianna. Assim:

  • Redator e diretor de arte – o redator é o profissional de criação publicitária responsável pela parte de texto das peças publicitárias. Roteiros, jingles, chamadas, tudo é trabalho para o redator. Ele sempre trabalha em dupla com o diretor de arte, que é o responsável pela parte do layout, design e visual das peças publicitárias, sendo os dois coordenados na maioria das vezes por um diretor de criação, profissional que angaria funções mais executivas em uma agência, mas sempre coordenando as duplas nos trabalhos a serem desenvolvidos e acompanhados pela agência. Em uma sessão de fotos para publicidade, qualquer um dos três profissionais pode muito bem acompanhar e participar da confecção das fotos.
  • Produtor executivo – quando a produção é mais elaborada, possui uma boa verba e exige muitos detalhes, o produtor executivo é fundamental para organizar todo o processo. O produtor executivo em um job de publicidade vai ajudar o cliente a escolher fornecedores, cuidar do transporte, alimentação, hospedagem, contratos e toda a logística por trás de uma sessão de fotos. Muitas vezes o cliente pode contratar um produtor encarregado até mesmo de escalar o fotógrafo e toda a equipe que irá trabalhar no job. O produtor executivo é responsável por “fazer o job acontecer e organizar tudo”. Pode ser contratado pelo cliente, pela agência ou até mesmo pelo fotógrafo, que, às vezes, fica responsável por todo o trabalho.

Fred Vianna 4

Voltando ao fluxo do trabalho, uma vez contatado pela agência, o fotógrafo recebe o briefing e um layout para orçar. E pode, por sua vez, acionar outros profissionais para entregar o orçamento com vários itens da produção inclusos: produtores executivos, cenário, estilistas, maquiadores, locação, cathering, tratamento de imagem etc.

“Depois de aprovado o orçamento e acertados os detalhes da produção, o fotógrafo trabalha na maioria das vezes com o criativo (diretor de arte, diretor de criação, redator) e/ou com o produtor da agência. É sempre interessante o acompanhamento de um responsável da agência de publicidade junto no set, pois a foto é uma idealização da agência, com um layout a ser seguido, mas com abertura para improvisos e melhorias por parte do fotógrafo, sendo necessária a supervisão para que se ‘aprove’ a foto in loco e agilize o processo de confecção da peça ou da campanha”, explica o mineiro.

Depois do clique e da pós-produção, os criativos aprovam a foto com o cliente e finalizam as peças com a imagem produzida. Para o fotógrafo, é o fim de mais uma encomenda e momento de partir para a próxima – e com um acréscimo na conta bancária, evidentemente. Abaixo, mais algumas funções que costumam figurar nas campanhas publicitárias:

  • Cathering – nada mais é do que a empresa contratada para prestar serviço de alimentação para os envolvidos no processo. Muitas vezes, o produtor executivo contrata esse serviço ou o responsável pela sessão de fotos.
  • Maquiador e cabeleireiro – o maquiador, assim como o produtor de moda, precisa analisar o trabalho para trazer uma referência de beleza que combine com o objetivo da peça/campanha. A “beleza”, como é chamada, precisa casar com o figurino e com a ideia criativa da peça.
  • Produtor de moda/stylist – responsável por harmonizar o figurino com a ideia criativa da peça publicitária, público-alvo e mensagem que a foto precisa passar. É o responsável pelas roupas, acessórios e calçados dos modelos.

Fred Vianna 2

Artigos relacionados