Ensaios com gestantes Estúdio Fotografia de bebês Fotografia de família Fotografia newborn

Olhar brasileiro na Alemanha

Livro de fotografia

Se fosse seguir a recomendação dos pais, é provável que Maricélia Wiesböck se tornasse qualquer outra coisa que não fotógrafa. De fato, ela até tentou seguir uma carreira distinta. Porém, prevaleceu o fascínio pelas imagens e essa baiana de Itabuna, criada em São Paulo, foi vencer na profissão bem longe daqui. Aos 42 anos de idade, Maricélia é uma requisitada fotógrafa de bebês, casamentos e moda na fria Alemanha. Em agosto, ela fará uma breve temporada no estado natal, para ensinar um pouco do que aprendeu em quase quinze anos de fotografia.

Neela_2012-06-13_84-b_2

“Fotografia é uma área difícil”, repete ela o que ouviu mais de uma vez dos familiares. Ainda assim, Maricélia fez um curso no Senac em 1995, um ano antes de se mudar para a Europa, seguindo os passos dos irmãos. Cigana, morou na Bélgica, Suécia e Itália, até se estabelecer na Alemanha. Estudou tradução pelo Instituto de Línguas de Munique, mas decidiu que havia mais stress nessa área do que ela estava disposta a tolerar – e, nesse meio tempo, tirava fotos dos filhos das amigas. Os cliques foram fazendo sucesso e a boa e velha propaganda boca a boca se encarregou do resto.

Entre os clientes da brasileira, estavam muitos dos filhos dos jogadores do Bayern de Munique. Ela também fotografou algumas celebridades locais e seu nome foi ganhando destaque. Em 2010, uma fotografia sua foi escolhida para divulgar uma exibição sobre os 200 anos da história do casamento, no Museu de Fichtelgebirge. Em 2011, ela conquistou um concurso da revista internacional Dein Blick, de fotografia de moda.

Maricélia tem um estúdio em sua casa, no qual, dizem os colegas fotógrafos, ela consegue fazer mágica com o que tem. É adepta da luz natural, porém o rigor dos invernos europeus exige que boa parte do trabalho seja feito no seu pequeno espaço.

combo

Mãe de dois filhos, deixou de fotografar moda – apenas faz alguns registros para seu blog sobre street style – por não conseguir conciliar a agenda com a rotina das crianças. Mas mantêm contato com as agências, para, futuramente, retomar.

Egressa da fotografia com filme, Maricélia faz coro com a maioria dos seus pares, de que o digital deixou as coisas mais simples para uma geração de novos profissionais, “só que nem todos oferecem a qualidade que deveriam”. No seu caso, as coisas foram resolvidas porque, ela acredita, tinha algo diferente a mostrar. “Minhas fotos têm história, chamam a atenção do público. É uma fotografia pensada”, raciocina.

Dia 9 de agosto, a especialista irá discorrer um pouco mais das suas ideias sobre fotografia no workshop que dará em Ilhéus (BA). Especialmente sobre fotografia de crianças e gestantes. Será a primeira vez que virá ao país (que visita a cada dois anos) ministrar uma oficina. Na Alemanha ela costuma lecionar, geralmente cursos individuais. A oportunidade apareceu tempos atrás, numa dessas temporadas no Brasil, após ter interpelado um desconhecido na praia, curiosa pelo fato de o estranho estar fotografando com flash na praia. O contato se manteve, e se converteu em uma colaboração: Maricélia usufriu dos conhecimentos do colega em Photoshop e, em contrapartida, assumiu o compromisso de voltar algum dia para dar um workshop. Chegou o momento de retribuir.

Breckle_2014-03-29_09-c_2

Bonifacio_2013-08-30_86-c_2

Sophie_2013-04-20_121-b_2

Neela_2012-06-13_164-b_2

Ivo_2009-08-01_047_2

Bruat_2012-11-11_42-a_2

Stephanie_2009-06-14_379-b_2

fotografia_de_newborn_iphoto_editora

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário