Ensaios com gestantes Estúdio Fotografia de bebês Fotografia de família

Ensaios de gestantes com fantasia

Livros de fotografia

“Os ensaios com fundos preto ou branco são pouco glamorosos. Eu achava chato e desatualizado”, explica Lidi Lopez, fotógrafa de gestantes e crianças de São Paulo, a sua opção por fotografar futuras mães sob uma atmosfera mais fantasiosa, teatral. Com mais de 3 mil ensaios no currículo, ela comemora o acerto da sua decisão.

Balanco

“No início, eu trabalhava em um estúdio pequeno, com poucas coisas e, aos poucos, as pessoas foram curtindo meu jeito diferente de trabalhar”, diz a especialista, que descobriu sua veia fotográfica após o nascimento do terceiro filho. Então ela fez um cursinho básico com três amigas e começou a fotografar festinhas infantis. Como nasceu para ser mãe, segundo se define, foi fácil escolher o mercado a seguir.

“Experimentei algumas técnicas e fui me aperfeiçoando. Cursei cinema e aprendi sobre luz de teatro. Assim, pude dar mais dramaticidade às minhas imagens. Com adereços, interferências, acessórios, cenários diversos e luzes frias e sombrias eu consigo imprimir a minha identidade nas fotos e eternizar um momento cheio de magia e mistério. A gravidez é um período encantador e é assim que ela tem que ser lembrada”, defende Lidi, que mantém um ritmo de trabalho intenso: realiza uma média de três sessões por dia. Cada uma dura, aproximadamente, duas horas.

A fotógrafa está há cinco anos no mercado. Para ela, manter a originalidade, tendo em vista o volume de trabalho e a especificidade do seu estilo, não é fácil. No entanto, é um desafio ao qual se lança com prazer: “Temos que todos os dias correr atrás de novos temas, cenários, inspirações… Mas isso para mim é normal. Faz parte de mim e da minha inquietude! Eu não vivo de rotina, todos os dias busco novidades! Filmes, clipes e editoriais são boas inspirações e sempre estamos de olho”, garante.

combo

estudio
A fotógrafa em ação: fundos pretos são chatos

Para criar seus cenários, a fotógrafa lança mão de uma série de artifícios de iluminação: luzes de cinema, canhões de luz, iluminação de refletor de teatro, luz de LED, flashes e luzes de preenchimento. Embora tudo isso caiba muito bem nos ensaios de grávidas, ela informa que não funciona muito bem para sua outra especialidade, a fotografia de crianças. “Por exemplo, luz de contra, só funciona com grávidas. Com bebês, não fica tão bacana por conta do movimento. A pessoa precisa estar fixa no local e com crianças nunca conseguimos fazer isso. Com crianças a gente faz algo mais tradicional, sem perder a beleza, claro!”

Lidi credita o bom resultado de um ensaio a uma conjunção de fatores, da boa direção ao correto posicionamento das luzes. “Eu divido meus ensaios em cenas e aí busco o que desejo. Para isso os personagens, luzes, cenários e figurinos precisam estar de acordo”. Satisfeita com a boa repercussão ao seu jeito particular de retratar a gravidez, ela recomenda aos aspirantes a fotógrafo que procurem valorizar a originalidade. Para isso, sua dica é: “Procurar algo que venha de você, da sua alma, do seu coração… Isso só você tem! Totalmente original”.

foto5
Lidi Lopez também fotogra de bebês e crianças: “A gente faz algo mais tradicional, sem perder a beleza, claro!”

lidi 1

capa

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • […] Lidiane Lopez, 37, é uma fotógrafa de gestantes e bebês que adora colocar pitadas de fantasia em seus ensaios. Com conhecimento de cinema e de iluminação cênica, costuma envolver suas futuras mamães num clima de sonho. Desta vez, porém, ela subiu um pouco o tom e construiu uma elaborada sessão fotográfica que transformou gestantes em personagens de contos de fadas. […]















error: Content is protected !!