Autoral Estúdio Fotografia de retratos Inspiração

Ensaio fotográfico de irmãs albinas viraliza na internet

iPhoto Editora

Um ensaio da fotógrafa Zhenya Volkova com duas irmãs albinas viralizou na internet e se tornou um símbolo da quebra de padrões de beleza e do respeito as diferenças e sobre o que é o albinismo.

As irmãs albinas são do Cazaquistão. A irmã mais velha é Asel Kalaganova, tem 14 anos, e trabalha como modelo. A irmã menor é Kamila Kalaganova e tem dois anos. “Pessoas ficam muito surpresas ao saberem que nós somos albinas. Muita gente sequer faz ideia do que é albinismo”, afirmou Asel ao jornal britânico The Daily Mail.

O albinismo é uma desordem genética em que a pessoa não produz melanina, pigmento que dá cor à pele. Assim, a pele e os pelos da pessoa albina não possuem pigmentação, sendo extremamente claros. Na Tanzânia as mulheres que dão à luz a uma criança com albinismo são aconselhadas a matar o bebê ao nascer. Se ela se recusar, ela e o bebê se tornarão párias (leia a matéria neste link).

A própria mãe de Asel não entendeu direito o que estava acontecendo quando a filha nasceu. “Quando eu dei a luz ao meu mais velho, a genética não era um dos nossos maiores conhecimentos. Agora entendemos melhor. [Quando ela nasceu] os médicos ficaram chocados, e eu comecei a acreditar que ela fosse russa. Depois, comecei a ler sobre o assunto e descobri que minhas filhas são albinas”, afirmou a mãe de Asel e Kamila em entrevista ao site Bored Panda.