História da Fotografia

Estudante encontra pessoas de fotos perdidas e tiradas há 50 anos

Sabemos perfeitamente que a fotografia é a memória viva da nossa história. Nossa mente, normalmente, não guarda os detalhes de entes queridos ou dos lugares onde crescemos, por isso fazer e guardar fotos impressas é tão importante. Sabendo disso, um estudante de cinema chamado Victor Galusca, que encontrou fotos antigas e esquecidas, decidiu que as devolveria às pessoas registradas nas imagens.

Victor Galusca resolveu encontrar as pessoas de dezenas de fotos antigas que encontrou em uma vila abandonada

“Eu descobri este tesouro único acidentalmente. Sendo aluno de uma escola de cinema, eu estava filmando um documentário em uma vila 90% abandonada na Moldávia. Era como um cemitério com muitas casas desabitadas. Eu estava entrando neles para ver o que os moradores deixaram para trás ao deixar este lugar. Havia principalmente roupas, artigos de manufatura, como tapetes ou toalhas bordadas, e muitas fotos impressas nas paredes”, disse Victor. Todas as fotos que o estudante encontrou foram tiradas pelo único fotógrafo da vila, Zaharia Cușnir.

Créditos da imagem: zahariacusnir

Depois da descoberta, Victor conseguiu localizar a filha de Zaharia. “Ela me deu permissão para digitalizar e usar as fotos. Junto com meu professor de fotografia que estava limpando e indexando os negativos, visitei a filha de Zaharia e seu marido com frequência para falar sobre Zaharia e sua paixão como fotógrafo. Então encontramos alguns negativos de sua juventude. Imprimimos a foto e demos de presente. Esse foi o início do projeto”.

“As fotos eram tão bonitas que decidimos que todos mereciam vê-las. Depois de carregá-los em nosso site e Facebook , muitas pessoas reconheceram seus parentes ou vizinhos. Eles comentaram todas as fotos que sabiam que estavam lá. Foi assim que encontramos mais informações sobre quem ainda está vivo. Enquanto isso, comecei a produzir um documentário sobre Zaharia, e quem pode nos falar mais sobre ele senão as pessoas que foram fotografadas por ele? Fiz uma lista de contatos e junto com minha equipe já encontramos e visitamos 6 pessoas até agora”, contou o estudante sobre o projeto que reforça novamente o valor imensurável da fotografia na vida das pessoas.

Créditos da imagem: zahariacusnir

Fonte: Bored Panda