É sério. Essa foto não tem nenhum pixel vermelho. Mas você está vendo os morangos vermelhos, certo? Como pode não ter nenhum pontinho vermelho se quando a gente olha claramente o morango é vermelho? Isso se chama ilusão de ótica.
O editor de imagem Pratik Naik também não acreditou na afirmação quando viu a foto.
“Eu me recusei a acreditar. Meus olhos não estão estragados! Eu posso ver que eles são morangos, e eles são definitivamente vermelhos (…). Imediatamente abri o Photoshop e usei o meu seletor de cores, porque eu precisava provar que meus olhos não estavam me enganando. Tentei escolher o vermelho mais profundo que eu poderia encontrar”, diz.
E a surpresa? Todos saíram cinza. Mas o que está acontecendo? Esta foto foi criada por Akiyoshi Kitaoka, um professor de Psicologia na Universidade Ritsumeikan, no Japão. A ilusão de ótica/percepção mental é criada através de um fenômeno semelhante ao que causou tanta polêmica com o vestido azul/dourado. Chama-se constância de cor.
É a forma que seu cérebro corrige as cores do mundo quando são filtradas através de diferentes luzes. Na foto, há um excesso de ciano, cor oposta ao vermelho, e o cérebro tenta corrigir esse excesso, como explicou Raphael Bonelli. Também há o fato de termos a referência enraizada na mente de que o morango é vermelho, e para nós essa é a verdade, o que também prejudica nossa percepção.
Quando você olha para as coisas no mundo, a luz que entra em seus olhos é feita de diferentes comprimentos de onda que vêm tanto dos pigmentos dos objetos ao seu redor quando da luz que os ilumina. E o cérebro tenta equilibrar esses estímulos. Um prato cheio para as ilusões de ótica.
Isso me fez lembrar da capa abaixo da Revista Galileu:
O que você achou que era na capa? Olhe de novo e deixe sua resposta nos comentários. Fonte: Retouchist, PetaPixel